fbpx

Saiba mais sobre o que é fertirrigação

Saiba mais sobre o que é fertirrigação

A adubação é essencial para uma colheita de qualidade. Para facilitar essa atividade tão importante, os produtores rurais passaram a adotar a técnica de fertirrigação nos últimos anos. Se você ainda não sabe o que é fertirrigação, tenha em mente que esse método otimiza o trabalho no campo e aumenta a produtividade. 

Assim como adubar, regar o solo faz parte das atividades de uma produção agrícola. Para tornar tudo mais prático, a fertirrigação surge como uma técnica que une a fertilização e a irrigação, proporcionando uma colheita de qualidade e lucrativa.

Neste post, vamos explicar o que é fertirrigação, quais são as vantagens e onde comprar um sistema completo. Boa leitura!  

O que é fertirrigação? 

A fertirrigação é uma técnica usada no campo para adubar o solo por meio da irrigação. Em vez de realizar as duas atividades separadamente (irrigação e fertilização), é possível otimizar o trabalho, aliando o uso de fertilizantes à água utilizada na rega da plantação no mesmo equipamento. 

Para fazer a fertirrigação, os agricultores costumam usar duas técnicas. A primeira é o gotejamento (também conhecido como irrigação localizada), em que o fertilizante diluído penetra o solo, ocorrendo a adubação radicular. 

Em contraponto, a segunda técnica é o sistema de fertirrigação por aspersão, em que ocorre a adubação foliar, pois o fertilizante diluído é aplicado na parte externa da planta, por meio de aspersão, simulando uma chuva natural. 

Cada sistema tem vantagens e desvantagens. A escolha depende de vários fatores, como o tipo de cultivo, a quantidade exata de nutriente para a lavoura, a topografia e o tamanho do terreno. 

Além de realizar a fertilização do solo, a fertirrigação permite aplicar outros produtos para manter a lavoura saudável, como herbicidas, fungicidas e nutrientes específicos. Outro ponto importante é que ela também pode ser usada para aplicar dejetos de origem animal. 

Como fazer a fertirrigação? 

Para utilizar essa técnica, o produtor agrícola precisa instalar um sistema de fertirrigação na propriedade ou adaptar a irrigação existente no terreno para esse tipo de atividade. Não é possível fertirrigar o solo de forma manual, pois o objetivo dessa prática é justamente otimizar o trabalho no campo.

O adubo para fertirrigação pode ser químico ou natural, desde que diluído em água. Independentemente do tipo de fertilizante, é importante realizar o cálculo preciso do produto e entender o tipo de adubo para cada tipo de solo e plantio.

A escolha dos equipamentos para fertirrigação depende da técnica utilizada. No método de gotejamento, é necessário instalar gotejadores por toda a extensão da produção agrícola, algo parecido com a irrigação por gotejamento. 

Entretanto, na fertirrigação por aspersão, o equipamento funciona por meio de um carretel móvel enrolador e uma mangueira, em que o fertilizante diluído em água é aplicado na plantação por meio do aspersor. Não é preciso instalar mangueiras fixas na lavoura. 

Gostou de entender o que é fertirrigação? Veja se vale a pena investir nessa técnica a seguir. 

Vale a pena investir na fertirrigação?

A fertirrigação foi adotada pelos produtos agrícolas devido à otimização de mão de obra, tempo de trabalho e custos operacionais. Como as duas atividades são feitas no mesmo equipamento, não é necessário ter muitos funcionários envolvidos na operação. 

Outra vantagem da fertirrigação é o uso racional e eficiente do fertilizante, pois o equipamento aplica a quantidade exata e na hora certa de adubo, garantindo que a lavoura cresça saudável e uniforme. 

Em comparação com a fertilização convencional, o sistema de fertirrigação permite, de forma prática, que o agricultor avalie e corrija eventuais problemas, caso a planta não receba a quantidade de adubo ideal e no período certo. 

A fertirrigação dispensa o uso de maquinário denso, pois não é preciso utilizar equipamentos pesados para ela funcionar. Com isso, evita-se a compactação do solo causado pelo tráfego intenso de máquinas e pessoas. Assim, o terreno permanece saudável por mais tempo.

Quais são as desvantagens? 

A fertirrigação proporciona mais vantagens que desvantagens para a plantação e o agricultor. Entretanto, um ponto importante deve ser observado antes de começar a utilizar essa técnica na lavoura.   

Assim como na fertilização convencional, é necessário ter conhecimento sobre o tipo de solo e a plantação para definir o produto certo para a lavoura. Do contrário, o excesso de nutrientes e a má escolha do fertilizante podem danificar a produção e, em alguns casos, tornar o solo infértil. 

Além disso, alguns produtos podem causar a corrosão e o entupimento do equipamento, o que gera custos para o produtor. Por isso, é muito importante que o responsável pela fertilização da lavoura realize o cálculo de fertirrigação correto antes de começar a fertirrigar a plantação. 

Apesar de servir para as mais diversas culturas, a aquisição de um sistema de fertirrigação pode não ser vantajosa para os pequenos agricultores ou quem produz esporadicamente, devido aos custos iniciais de implantação e funcionamento. 

Sistema completo de fertirrigação: conheça o ECOIRRIGAT 

Voltado para médios e grandes agricultores de todo o tipo de cultivo, o ECOIRRIGAT é a solução de fertirrigação da IRRIGAT, empresa que atua no mercado agropecuário desde 1986.  

O ECOIRRIGAT é um sistema completo de fertirrigação por aspersão, que pode ser usado em cultivos de até 12 hectares. O equipamento funciona por meio de um motor a gasolina, fertirrigando a lavoura em um tempo médio, que varia entre 45 minutos e 5 horas. 

O equipamento facilita o manejo da fertilização e da irrigação, pois é fácil de manusear e transportar pela plantação. Além disso, o sistema é enviado praticamente pronto para uso, e o produtor recebe toda orientação da nossa equipe técnica para realizar a instalação e a manutenção do ECOIRRIGAT com um ótimo custo-benefício. 

Quer investir no sistema de fertirrigação ECOIRRIGAT? Entre em contato conosco, peça seu orçamento e confira as condições especiais oferecidas pela IRRIGAT. Gostou deste conteúdo sobre o que é fertirrigação? Acompanhe nosso blog e acesse outros materiais.