Irrigação de pastagem: quais os benefícios ao investir?

irrigacao-de-pastagem-quais-os-beneficios-ao-investir

A irrigação de pastagens é mais uma ferramenta para os produtores rurais manterem os níveis de produção, mesmo durante a seca. Sua principal função é substituir as chuvas e, consequentemente, manter as condições do pasto. A Irrigat tem a solução certa para a irrigação de pastagens. 

O mercado oferece diferentes métodos de irrigação que podem ser aplicados nas pastagens. A escolha do equipamento depende de diferentes fatores, como o relevo do terreno, o custo financeiro, a disponibilidade de água e de mão de obra específica. 

Quais os benefícios da irrigação de pastagens?

O fornecimento constante de água para as pastagens traz vários benefícios para a produção e para o produtor. Entre eles podemos destacar:

  • As pastagens suportam a alimentação animal por mais tempo;
  • Possibilitam um maior retorno produtivo;
  • Atendem as necessidades de água do pasto, mesmo na seca;
  • Os animais podem ficar no pasto ano inteiro;
  • Facilita o processo de adubação das pastagens;
  • Reduz os custos de produção.

Por que a irrigação de pastagem é importante?

A pastagem é a forma de alimentar a criação mais utilizada pelos criadores brasileiros. Já que ela consegue fornecer os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento animal. Dessa forma, manter as pastagens em boas condições é uma forma do produtor evitar prejuízos causados pela má alimentação do seu rebanho. 

Para alcançar uma pastagem de boa qualidade o ano inteiro, o produtor precisa aliar as vantagens da irrigação com o manejo correto das forrageiras. Garantindo, assim, um bom nível de produção durante todo o ano. 

A eficiência da irrigação de pastagens depende de diversos fatores, como as condições do solo, o tamanho da área irrigada e a quantidade de água disponível. Por isso, o produtor precisa levar todos esses critérios em conta antes de escolher seu sistema de irrigação. 

Além disso, também é importante avaliar os custos do sistema de irrigação. Não só a compra do equipamento, mas a necessidade de mão de obra especializada para lidar com o sistema, a construção da infraestrutura para atender aos aparelhos de irrigação e adequação das cercas e divisões do pasto para a irrigação. 

Quais os principais motivos para investir na Irrigat para a irrigação de pastagens?

A Irrigat possui sistemas de irrigação por carretel que são ideais para fazer a irrigação de pastagens. A simplicidade e a eficiência do sistema são duas das suas principais vantagens. Além dessas, podemos destacar:

  • Flexibilidade: o sistema de irrigação por carretel da IRRIGAT dá a liberdade do produtor aumentar a área irrigada ou mesmo mudar de área sem a necessidade de substituir o equipamento;
  • Adaptabilidade: o carretel de irrigação pode ser utilizado em vários tipos de terreno. Não é necessário fazer alterações no relevo;
  • Espaço Livre: a área irrigada fica livre para a passagem de animais, pessoas e máquinas;
  • Instalação Simplificada: o carretel de irrigação é dimensionado conforme as necessidades do produtor. Assim, basta conectar a fonte de água ao equipamento;
  • Fácil Manutenção: a manutenção de um carretel de irrigação da IRRIGAT é simples e pode ser feita pelo produtor.

Leia também:

Banner Blog 720x180 3