Quando a irrigação se torna um complemento da chuva natural?

quando-a-irrigacao-se-torna-um-complemento-da-chuva-natural

O uso da irrigação é um recurso valioso para complementar a chuva que não vem de maneira regular em determinados períodos. Com o sistema de irrigação Irrigat, o trabalho de irrigação é feito de maneira automática e com qualidade, dispersando a água de maneira uniforme em todas as áreas que serão tratadas na sua propriedade.

A irrigação como complemento à chuva natural

A irrigação serve para diminuir determinados períodos de falta de chuva em um período específico, comprometendo a produtividade, lucro e tempo do produtor rural. Por isso, a irrigação pode ser vista como um complemento à chuva natural, um investimento que mesmo em uma quantidade pequena de plantio se paga, oferecendo tranquilidade para que o produtor possa se concentrar em outros detalhes do manejo que farão diferença na produtividade da propriedade.

Irrigação por aspersão, chuva perfeita na hora certa

Sendo mais aberto e diferente da irrigação localizada, o sistema de aspersão, ou autopropelido, é aquele que simula chuva com sistema de pressurização. Utilizado com um carretel, ele funciona de várias formas: automática, manual, portátil e com aspersores que distribuem a água de forma mais uniforme.

Consegue ser muito flexível e pode ser utilizado em locais com diferentes tipos de solos, irregularidades, cultivos e diferentes topografias. Consequentemente, pode-se dizer que ele consegue se adaptar melhor a cultura em que está inserido.

Para quais cultivos é indicado?

Essa técnica é particularmente útil para grandes culturas como pastagem de gado de corte e gado de leite, milho, soja, trigo, girassol e diferentes hortaliças. No final das contas, as únicas culturas não passíveis de irrigação por carretel foram a uva e o café, principalmente pela estrutura dessas lavouras. Por exemplo, as vinhas impedem que os aquedutos distribuam adequadamente a água à medida que passam pelas vinhas.

Quais os benefícios da irrigação por aspersão para os produtores rurais?

Os benefícios e vantagens do sistema de irrigação por aspersão são diversos, para os pequenos e médios produtores rurais eles proporcionam:

  • Versatilidade: pode ser facilmente movido de uma área para outra, permitindo a irrigação de diferentes culturas em diferentes áreas.
  • Custo-benefício: é um sistema de irrigação de baixo custo, quando em comparação com outros modelos tradicionais, como o de gotejamento ou por aspersão fixa. Isso faz com que seja uma opção mais acessível financeiramente para propriedades menores.
  • Manutenção fácil: é um método simples e fácil de operar, com poucos componentes e que requer uma manutenção mínima. Isso é especialmente importante para pequenos e médios produtores, que muitas vezes têm recursos limitados para investir em mão de obra.

Conheça o sistema de irrigação por carretel Irrigat!

Agora que você já percebeu como esse sistema é importante para quem quer mais produtividade e lucros, conheça mais sobre os equipamentos de irrigação da Irrigat!

Trabalhamos com três modelos completos, sendo eles:

  • ECOIRRIGAT: com um carretel irrigador, carro aspersor e um aspersor, além de irrigar, também consegue fertirrigar o local desejado;
  • IRRIGATINHO: esse é um aparelho menor, que trabalha bem em pequenas propriedades e culturas;
  • IRRIGAT: o modelo mais conhecido é super robusto, com excelente custo-benefício e atende todas as necessidades da sua lavoura.

Gostou de saber mais sobre a irrigação por carretel? Fale com nossa equipe para garantir esse sistema na sua propriedade!

Leia também:

Banner Blog 720x180 3