Filtro para irrigação: é realmente necessário? Quando usar?

Carretel asperando água em campo de pastagem mais alta no final de tarde.

O sistema de irrigação é um grande aliado da produtividade e autonomia no campo, principalmente por permitir que diversas culturas possam crescer e se desenvolver sem depender das épocas mais chuvosas do ano.

Dentro desse equipamento, o filtro para irrigação é um dos componentes que tem um grande potencial de ajuda para deixar a água o mais limpa possível para a plantação. Mas será que o seu uso é realmente necessário? Vale a pena ter esse item no seu sistema?

Descubra a resposta para essas e outras perguntas nesse artigo exclusivo do blog da IRRIGAT. Acompanhe e tenha uma excelente leitura!

Quando usar filtro para irrigação?

Os sistemas de irrigação possuem alguns componentes que são essenciais para o seu funcionamento. No caso dos filtros, seu uso é mais necessário dependendo da fonte de água em que ele está instalado.

Quando a água captada tem muitas impurezas, o uso do filtro de irrigação ajuda a evitar o acúmulo de sujeira que podem entupir o aspersor do equipamento. Geralmente, isso acontece em fontes naturais de água, por isso, se você utiliza esse tipo de nascente, já adicione o filtro.

Todos os sistemas precisam de filtro?

Como a irrigação é um sistema que possui diversos tipos e modelos, cada sistema tem o seu método de funcionamento e eficácia. Dentro disso, o uso do filtro para irrigação é mais indicado e necessário nos sistemas de irrigação por gotejamento.

Nessa técnica, a água é liberada em pequenas gotas, o que aumenta as chances de entupimento. Porém, a qualidade da fonte da água também influencia no uso do filtro, que também pode ser aplicado no equipamento voltado para o sistema por aspersão, por exemplo.

Onde instalar o filtro?

A instalação do filtro é bastante simples, sendo realizada no início da estrutura dos canos utilizados no sistema de irrigação. Lembre-se de a instalação deve ser realizada no sentido apontado pela seta impressa nos filtros, seguindo as recomendações do fabricante.

Precisa trocar com frequência?

Em relação a frequência da troca do filtro, isso depende da quantidade de impurezas contidas no aspersor e na qualidade da água que o sistema de irrigação está utilizando. É importante ficar de olho nesses detalhes para que a performance do seu equipamento não seja comprometida.

Indicamos a troca do filtro de irrigação a cada manutenção do sistema, deixando assim todo o equipamento renovado para o seu uso diário.

O Carretel IRRIGAT acompanha o filtro?

A IRRIGAT trabalha com equipamentos completos, desenvolvendo itens de qualidade para que você apenas se preocupe com o que realmente importa. Nosso carretel de irrigação atende perfeitamente diferentes instalações, sendo ideal para pequenos e médios produtores.

Como falamos, a necessidade de um filtro de irrigação irá depender da fonte de água usada para distribuir tal elemento na propriedade. Sendo assim, os carretéis da IRRIGAT não acompanham filtro.

Essa é uma decisão que cabe somente ao produtor, pois o equipamento trabalha perfeitamente sem esse item. No entanto, nossa equipe está disponível para auxiliar a compra do filtro mais recomendado, ajudando a dimensionar o item e outros tipos de suporte.

Ainda tem dúvidas sobre o filtro de irrigação? Entre em contato com a IRRIGAT e fale com nossos especialistas!

Banner Blog 720x180 3