Dejetos de animais: como reaproveitar para a adubação da cultura?

Dejetos de animais

Nada como uma boa adubagem para preparar o solo para o cultivo. Além da adubagem orgânica e fertilizantes, uma solução de custo menor e que é mais viável para muitos produtores é a reutilização de dejetos de animais para isso.

Muitos produtores não utilizam ou muitas vezes não sabem o que fazer com os dejetos dos animais que são criados em seu espaço produtivo. Pensando nisso, trazemos uma dica extremamente sustentável sobre o que fazer e como utilizar esses dejetos, independente do clima da sua região.

Adubação orgânica com dejetos de animais

Também conhecida como adubagem orgânica, tem como principal composto os dejetos da criação de animais.

Há grandes benefícios na utilização desse tipo de adubação, tal como a redução da perda de carbono e o aumento da taxa de infiltração de água da chuva no solo — o que reduz o escorrimento superficial.

Ou seja, tudo isso promove uma redução na perda de nutrientes e proporciona um melhor desenvolvimento para a plantação.

Qual o melhor método de fertirrigação?

Sabemos que, hoje, é um desafio a implantação de qualquer sistema de irrigação e adubagem para cultivo.

Mas a IRRIGAT tem uma solução móvel e acessível, que promove grandes resultados para sua plantação. Trata-se do carretel de fertirrigação!

A função do carretel de fertirrigação é bem simples, traz um combo de duas necessidades em apenas um aparelho: adubagem e irrigação.

O carretel proporciona uma distribuição rápida e uniforme dos dejetos e da água na área a ser cultivada, trazendo maior eficiência no seu processo de preparo e cultivo do plantio.

Além disso, como o carretel é móvel, é de fácil uso e manejo, o que vai melhorar a utilização de sua mão-de-obra em outras atividades que precisem de uma atenção maior.

Como funciona?

Com uma tecnologia inteligente, o carretel recolhe automaticamente a mangueira enquanto faz a aspersão do esterco líquido. Essa ação permite que o pequeno e médio produtor economize no aluguel e custo com tratores e distribuidores de esterco, o que diminui consideravelmente o seu custo produtivo.

Como esse maquinário traz inúmeras vantagens e citando a diminuição ou desnecessidade da utilização de tratores, podemos afirmar que o carretel permite uma menor compactação do solo, facilitando, assim, a entrada de ar e água na terra, o que gera um grande aumento na produção.

Por fim, se trata de estrutura bem simples, já que esse sistema é composto de um carretel enrolador, um carro aspersor, um aspersor, uma motobomba, tubulação e conexões.

Para ficar melhor explanado as suas caraterísticas e estrutura, apresentamos alguns dados que dimensionam o seu poder de irrigação e adubagem:

Comprimento da mangueira120m
Bitola50mm
Vazão usual18.000 litros/hora
Pressão usual do aspersor30 mca
Alcance usual do aspersoraté 26m
Espaçamento usual entre faixas42m
Faixa usual irrigada0,59 hectare
Tempo por faixa irrigadade 45 min a 5h
Capacidade de irrigaçãoaté 12 hectares
Carrinho com altura regulávelaté 1,80m

Analisando toda a sua estrutura e possibilidade de manejar, fica evidente que a sua instalação e manutenção são outros pontos positivos.

Por ser um maquinário de engenharia relativamente simples, possibilita um menor tempo e custo de instalação e manutenção, não necessitando grande especialidade técnica.

Além disso, a IRRIGAT também te fornece todo o suporte que você precisa para manter seu maquinário em pleno funcionamento.

Leia também em nosso blog:

Banner Blog 720x180 3
× Fale conosco aqui