fbpx

Irrigação de mandioca: é realmente necessário? E qual sistema usar?

Irrigação de mandioca

Sabemos que a mandioca é de fácil cultivo, principalmente por ser resistente à escassez de água. No entanto, nos estágios iniciais do seu desenvolvimento, a irrigação da mandioca é de grande importância, pois influencia diretamente na qualidade dos nutrientes e na resistência que essa planta irá adquirir até ser colhida.

Por isso, apostar em um bom plano de irrigação de mandioca é a grande estratégia para uma produção assertiva. Confira nossas dicas para lhe ajudar nesse importante estágio!

Plantio de mandioca e relação com a água

O plantio desse tipo de cultura, de preferência, deve ser realizado em períodos de maior umidade e chuvas. Isso porque, é no processo de brotação e de enraizamento que será definido o desenvolvimento pleno da planta, já que nessa fase ela necessita de mais água do que nas demais.

Outra informação importante é que com um planejamento de irrigação eficiente, a depender também do clima da região de cultivo, há a possibilidade da produção ser dobrada.

Isso é resultado do complemento que a irrigação faz para levar a quantidade certinha de água que o cultivo precisa. Afinal, mesmo com climas úmidos, não é possível garantir que o volume de água das chuvas será o suficiente para a fase inicial da mandioca.

Bônus: boas práticas para plantar a mandioca

Quanto ao modo de cultivo, podemos citar que a mandioca pode ser plantada em fileiras simples, com uma distância média de 1,20m entre elas. Isso porque proporciona uma maior exploração da planta por área, sem prejudicar os recursos absorvidos — inclusive o hídrico — por outra rama.

Qual sistema utilizar na irrigação de mandioca

A opção mais viável para a irrigação de mandioca é, atualmente, o carretel de irrigação. Ele é um sistema móvel e, por isso, se adapta muito bem a plantação em fileiras, além do seu custo-benefício ser ótimo para pequenos e médios produtores.

E como estamos falando de um cultivo que não irá precisar de grandes quantidades de irrigação após as fases iniciais, não há necessidade de escolher sistemas que precisem de instalação fixa no terreno ou grandes estruturas.

Sendo assim, o carretel — também chamado de irrigação autopropelida — é um sistema que não demanda o custo inicial com obras e reformas para sua implementação. Além disso, por ser móvel, ele pode ser usado em diversos pontos da mesma propriedade, caso você tenha mais de um cultivo além da mandioca.

Ademais, o carretel utiliza um sistema semi-automatizado, o que permite uma melhor distribuição da mão-de-obra da propriedade para atividades que demandam mais atenção e, até mesmo, diminuindo o custo produtivo final do cultivo.

Veja um exemplo:

Peça um orçamento

Não só para a irrigação da mandioca, mas se você quer garantir a qualidade no cultivo e também um ótimo resultado na sua colheita, a irrigação com IRRIGAT é primordial!

Nós temos os melhores sistemas móveis de irrigação, com preços justos e diversas condições de financiamento.

Então, acesse o nosso site, conheça todas as soluções e dê o primeiro passo para aumentar a sua produtividade!