Ciclo de plantio da soja + milho: dicas para seu planejamento

Ciclo da soja e do milho

A soja e o milho são cultivos que podem ser combinados para produtividade em uma mesma safra. Mas, para isso, é importante entender o ciclo de plantio de cada um e os cuidados necessários para escolher as melhores datas e épocas do ano para dar início aos plantios. Entenda:

Como funciona o ciclo de plantio da soja

A época ideal de plantio de soja vai depender das peculiaridades de cada região. Mas, em geral, costuma começar durante a primavera ou logo no início do verão. Isso porque a fase inicial do ciclo precisa de temperaturas mais elevadas e do solo aquecido.

Por isso, falando em meses, o ciclo pode começar entre setembro e outubro, no máximo até dezembro.

Como funciona o ciclo de plantio do milho

O milho, por sua vez, é uma cultura mais versátil e pode ser plantada praticamente em qualquer época do ano. Mas, especialistas e produtores costumam indicar os meses de setembro até dezembro, por abrangerem estações mais estáveis em questão de clima, o que vai muito de encontro no que pontuamos sobre a soja.

Por conta disso, essa é uma cultura que pode ser planejada em conjunto com o ciclo da soja.

Cuidados para considerar no ciclo soja + milho

Além de saber o período ideal para começar a plantação, alguns cuidados também fazer toda a diferença na hora de planejar o ciclo de plantio como um todo, veja:

Temperatura do solo

Tanto a soja quanto o milho se desenvolvem melhor em uma temperatura equilibrada, que podemos delimitar acima de 10ºC. Por isso, considerar as épocas citadas acima é uma forma de garantir que o solo esteja aquecido sem precisar de uma verificação mais detalhada.

Últimas geadas

É importante evitar o plantio da soja muito próximo a períodos de geadas, pois a planta é sensível a temperaturas muito baixas. Sendo assim, a prática a se fazer é verificar as datas médias das últimas geadas na sua região e planejar o plantio em um período seguro.

Além disso, assim como a soja, o milho também é sensível a geadas.

Pluviometria

A disponibilidade de água é fundamental para o crescimento saudável tanto da soja quanto do milho. Portanto, é importante considerar os padrões de precipitação da região ao planejar o plantio.

É claro que, dependendo da região, é difícil encontrar um período do ano que tenha chuvas regulares nas estações mais quentes. Por isso, é indispensável um bom sistema de irrigação, que dá mais previsibilidade, segurança e produtividade ao ciclo de plantio soja + milho.

Em especial, o modelo indicado para esses cultivos é o carretel de irrigação.

Duração do ciclo de crescimento

As variedades de soja possuem diferentes durações de ciclo, desde as mais precoces, com 90 a 100 dias, até as mais tardias, com 120 a 150 dias. Por outro lado, a variação do milho é de precoces com 80 a 90 dias e tardios de 100 a 120 dias.

Logo, ao escolher a época de plantio, é necessário considerar o ciclo de crescimento da variedade selecionada, a fim de garantir que a colheita ocorra dentro do período adequado.

Banner Blog 720x180 3