Você sabe qual o melhor capim para gado? Descubra aqui!

Qual o melhor tipo de capim para gado?

Dedicação, cuidado e paixão pelo que faz são algumas características da vida no campo e do manejo da pecuária. Isso tudo reflete no sucesso e na qualidade da sua produção. Para que você tenha sempre os melhores resultados, é preciso oferecer o que há de melhor em alimentação e nutrição. Por isso, vamos te mostrar aqui o melhor tipo de capim para gado. Acompanhe a leitura!

Para cada característica, um tipo de capim para gado

Todos os nutrientes que fazem o gado se desenvolver e produzir são resultado direto da qualidade da alimentação que você oferece no pasto. E é por isso que escolher o melhor capim para gado é fundamental!

Porém, essa não é uma tarefa fácil. O Brasil é conhecido por ser um país de dimensões continentais, o que resulta em uma grande diferença entre os tipos de solo de acordo com cada região.

Isso porque, em lugares onde o solo é mais seco e há pouca intensidade de chuvas, o capim deve ser de um determinado tipo. Nas áreas onde chove mais, a planta precisará ser outra, de características diferentes.

Portanto, a escolha do capim deve seguir as particularidades de cada lugar. Assim você assegura o máximo aproveitamento da planta e oferece o melhor para seu rebanho!

Importância de uma boa pastagem

Como vimos, a nutrição é uma das partes mais importantes para o pleno desenvolvimento dos bovinos. Contudo, além da alimentação, uma boa pastagem faz toda a diferença na otimização do solo.

Com um capim de alta qualidade, o gado absorve mais nutrientes com uma quantidade menor de alimento. Sendo assim, levando em consideração esses dois fatores, vamos descobrir qual o melhor tipo de capim!

Quais os melhores tipos de capim para gado?

Agora que sabemos a importância da forragem, vamos descobrir quais os melhores tipos de capim para gado e algumas de suas características.

Capim-mombaça (Panicum maximum)

Saboroso e de fácil digestão, o capim-mombaça é um dos mais populares Brasil afora. Isso decorre da sua característica adaptável aliada ao seu alto valor nutricional, fazendo do capim-mombaça uma das melhores escolhas.

Braquiarão (Brachiaria brizantha)

O braquiarão (ou capim-marandu) tem entre suas principais características a resistência à umidade, o que é sinônimo de alta flexibilidade de adaptação em diferentes condições climáticas. Como resultado, é o capim líder do mercado nacional, com mais de 30 anos de comercialização.

Brachiaria humidicola

Sem necessitar de um solo muito fértil, o capim Brachiaria humidicola se adapta com facilidade a solos bastante úmidos e mal drenados. Por conta de suas características, é muito popular em locais como o Pantanal e a região Norte do Brasil.

Como a irrigação pode melhorar a produtividade e o desempenho do rebanho?

Independente do tipo de capim, o sistema de irrigação com carretel IRRIGAT é garantia de maximização dos seus resultados!

Se você é produtor de gado leiteiro, por exemplo, aliar a escolha do melhor capim para gado com o carretel de irrigação pode aumentar sua produção em até 50%.

Além disso, você não fica refém do volume de chuvas para que o capim cresça. Com o solo sempre desenvolvido e a pastagem constantemente renovada, seu rebanho está sempre nutrido e pronto para oferecer os melhores resultados!