Barragens subterrâneas: uma solução promissora para armazenamento de água e irrigação

Barragem subterrânea

Para que uma plantação vingue e traga bons frutos para o produtor, é necessário que haja um bom processo de irrigação desde o primeiro dia de plantio. Em regiões com pouco ou nenhum acesso a água, a barragem subterrânea é uma ótima tecnologia para não afetar a produção.

Mas, como esse sistema funciona? É possível fazer irrigação com esse tipo de armazenamento de água? Venha saber tudo sobre esse tipo de prática e entender a sua utilidade no campo nesse artigo exclusivo do blog da Irrigat. Uma excelente leitura!

Aprendendo um pouco mais sobre barragem subterrânea

De forma simples e fácil, um projeto de barragem subterrânea atua na captação e armazenamento de água da chuva, ajudando na produção de alimentos e irrigação da propriedade.

Uma barragem subterrânea é um tipo de inovação importante para o campo e para os agricultores, principalmente àqueles que fazem parte da região semiárida do Brasil. Sua maior função é reter a água que escoa no solo durante os meses chuvosos do ano.

Como funciona a sua construção?

A construção desse tipo de projeto envolve algumas etapas, sendo que a primeira delas é o processo de criação de uma parede impermeável construída dentro da terra, sendo elevada em 50 cm acima da superfície, devendo ser no sentido contrário da descida da água.

Nessa espécie de vala, deve ser estendido um plástico de polietileno com uma espessura de 200 micra, em toda a sua ampliação. Depois de instalado, todo o buraco aberto é fechado com a terra retirada, e é preciso realizar um sangradouro para desviar a água excedente proveniente das chuvas torrenciais mais fortes.

Essa espécie de barragem cria um vazante artificial temporário, fazendo com o que o terreno permaneça com água por até 5 meses após os períodos de chuva do ano. Isso permite a irrigação da plantação durante a seca e estiagem.

Existem algumas recomendações para a construção de uma barragem, sendo ela:

  • Solos com profundidade de 1,5 a 4,5m;
  • Regiões com declives suaves, entre 0,4 e 2,0%;
  • Locais que tenham extremidades mais rasas, formando ombreiras;
  • Solos não salinos;
  • Locais com textura arenosa a média.

Quais são os benefícios e desafios dessa construção?

O principal benefício de se ter uma barragem subterrânea é ter a liberdade e segurança de conseguir manter a plantação irrigada por mais tempo. Isso ajuda a manter os números da produção sempre elevados, sendo essencial para produtividade e planejamento da semeadura e colheita.

O maior desafio dessa construção talvez seja o tempo de espera para seu funcionamento dentro da colheita. Ela deve ser feita durante um período sem chuvas, dando liberdade para a terra ser cavada e a lona ser aplicada e ocorra o processo de armazenamento.

Com a sua barragem subterrânea pronta, escolha seu Irrigat!

Nós, da Irrigat, trabalhamos com sistemas de irrigação por carretel de qualidade, oferecendo facilidades e tecnologia de ponta para o campo, levando a irrigação para pequenos e médios produtores.

Com uma barragem subterrânea feita e captando água, nós podemos te ajudar a deixar sua plantação muito mais verde todos os períodos do ano.

Assim, você depende menos da chuva e aumenta os seus lucros de forma consistente, para o sucesso da sua propriedade.

Fale com nossa equipe e saiba mais sobre todas as nossas soluções em irrigação!

Banner Blog 720x180 3