fbpx

O que é agricultura sustentável e seus benefícios

Você conhece a agricultura sustentável? Acesse o conteúdo

Nunca se falou tanto sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Diversos setores estão se adaptando e buscando alternativas mais benéficas para o planeta, inclusive o setor agrícola. A agricultura sustentável vem ganhando muita força, mas o que é isso e quais seus benefícios?

Continue a leitura desse artigo e saiba mais sobre esse assunto!

O que é agricultura sustentável

A agricultura sustentável é uma forma de definir a relação das práticas agrícolas com a sustentabilidade, respeitando o meio ambiente ao mesmo tempo que fornece recursos financeiros aos seus adeptos. Ao se atingir o equilíbrio entre esses dois conceitos, é possível começar a viver a realidade de uma agricultura sustentável.

Respeitar o meio ambiente, ser justa no ponto de vista social e se manter economicamente rentável e proveitosa são os maiores objetivos quando se estabelece uma agricultura sustentável, que ainda visa suprir todas as necessidades alimentares e têxteis da sociedade.

Produtores, processadores de alimentos, distribuidores, varejistas, consumidores e todos os envolvidos na produção, comercialização e consumo desses itens são importantes para que o sistema de agricultura sustentável se mantenha mais forte e possa ser aplicado em diferentes áreas.

Isso envolve também a não utilização de pesticidas ou uso mais consciente, ausência de desmatamento, aplicação de políticas de trabalho efetivas, com um bom salário, direitos e outros benefícios. Ao todo, a agricultura sustentável é construída e, aos poucos, passa a ser mais forte e disseminada por todo o Brasil.

Principais benefícios desse tipo de agricultura

Os consumidores estão ficando cada vez mais exigentes quanto a qualidade dos alimentos que consomem e sua procedência. A alimentação orgânica está em alta e muitos brasileiros já estão escolhendo opções mais saudáveis em seu cardápio.

Com a prática dessa agricultura, é possível aproveitar benefícios como:

  • Aumento na qualidade do solo;
  • Melhora na gestão de água;
  • Aumento da qualidade do produto em sua procura;
  • Diversidade nas lavouras;
  • Mais biodiversidade local.

A agricultura sustentável melhora os hábitos de cultivo e até de consumo, trazendo mais saúde para o solo, os alimentos e principalmente para você. Essa é uma prática que pode ser passada de geração em geração, o que permite uma longevidade dos benefícios.

Técnicas para implementar uma agricultura sustentável

Para você começar a cultivar uma agricultura mais sustentável, separamos algumas técnicas para te ajudar a estimular produções e cultivos mais conscientes.

Utilizar um sistema de energia solar

Os painéis solares são uma ótima tecnologia para diminuir a produção de energia não renovável. A instalação desse equipamento é bem simples e possui um baixo custo de manutenção.

Compostagem no solo

Reaproveitar resíduos orgânicos para produção de adubo é uma excelente forma de começar um cultivo mais sustentável. A compostagem melhora o enraizamento, reduz a erosão e aumenta a produtividade.

Irrigação

A irrigação é um processo muito importante para a preservação dos cultivos, por isso é essencial que você saiba qual o melhor sistema para a manter sua sustentabilidade. Uma das mais conhecidas é a irrigação por aspersão, que simula o efeito da chuva sobre o solo.

Viu como a agricultura sustentável é muito vantajosa para você e sua lavoura? Veja aqui algumas dicas para tornar sua propriedade mais sustentável e faça a sua parte para cuidar do meio ambiente!