fbpx

Saiba a importância da irrigação para o plantio de milho

O uso da irrigação no cultivo de milho tem se tornado mais atrativo para os produtores, conforme a tecnologia avança e os sistemas de irrigação se tornam mais eficientes.

A irrigação é uma aliada estratégica para lidar com períodos de estiagem mais prolongada e garantir maior rendimento da safra para vários tipos de plantações. Saiba a verdadeira importância da irrigação para o plantio de milho neste artigo.

Irrigação para o plantio de milho: é uma boa alternativa?

A irrigação traz diversos benefícios, como a melhoria da qualidade do produto, aumento da produtividade e a possibilidade de produção durante a entressafra, por exemplo.

O plantio de milho em épocas em que a temperatura, chuvas e luminosidade diminuem é uma tarefa arriscada, mas com um bom planejamento e tendo um sistema de irrigação eficiente como diferencial, é possível uma ótima colheita fora de época.

Porém, você deve se atentar ao capital que precisa ser investido e também é necessária uma gestão agrícola bem feita, para que não haja falta de recursos hídricos nem desperdícios.

Quantidade de água e chuva

A região onde se faz o cultivo deve ser considerada na hora de instalar e gerenciar um sistema de irrigação para o plantio de milho. Nas regiões mais áridas o uso de irrigação é muito importante por longos períodos, a necessidade de irrigação em regiões muito úmidas diminui.

Já em ambientes como o cerrado brasileiro existe um fenômeno conhecido como veranico, que causa estiagem e mudança de temperaturas. Isso provoca frequentemente a quebra da produção e perda da qualidade do cereal, então é preciso ficar atento ao uso intermitente da irrigação.

A irrigação em qualquer região é um apoio importante para o cultivo de milho, pois a falta de água pode prejudicar o desenvolvimento do milho mesmo em períodos curtos, chegando a reduzir seu desenvolvimento em até 50% em um espaço de 8 dias.

Sem a ajuda da irrigação no cultivo de milho, esse fenômeno conhecido como stress hídrico pode prejudicar grande parte da plantação.

Vantagens do uso da irrigação no cultivo de milho

É necessário ter uma boa gestão e investimentos inteligentes, para assim conseguir a melhor produtividade no cultivo sempre. Conheça algumas das principais vantagens de investir no uso da irrigação no cultivo de milho.

  • Qualidade superior da produção de milho na entressafra;
  • Permite o uso intenso do solo;
  • Risco de perda do investimento reduzido;
  • Cerca de 60% a mais de recursos hídricos disponíveis;
  • Água disponível durante todo o período de crescimento;
  • Certeza de que o milho atingirá o máximo do potencial de desenvolvimento;.
  • Aumento expressivo da produtividade.

O cultivo do milho, principalmente com segunda safra, é muito atrativo do ponto de vista financeiro, mas tendo em vista sua sensibilidade às mudanças de umidade, luminosidade e temperatura, é um cultivo com muitos riscos no desenvolvimento.

Usar métodos de irrigação é de importância estratégica para contornar as estiagens e garantir melhor rendimento e a produtividade máxima da sua plantação.

Para potencializar os resultados da produção e garantir safras de qualidade a técnica de irrigação é crucial. Considere todos esses fatores, planeje em detalhes e comece a sua plantação.