O setor de hortaliças no Brasil é variado e a agricultura familiar é responsável por boa parte da produção nacional. Um dos excelentes investimentos para pequenos e médios agricultores é contar com um carretel de irrigação para hortaliças.
O que são as hortaliças?
A definição de o que são hortaliças é um pouco complexa, isso porque não há um acordo claro no universo da botânica sobre o que de fato são as hortaliças. Por exemplo, “hortaliças” podem ser algumas espécies de folhas e palmitos comestíveis, frutos, flores, caules aéreos, entre outros.
Além disso, a produção de hortaliças se encaixa na “olericultura”, que é um ramo da horticultura. Nessa classificação, são consideradas hortaliças as plantas de consistência herbácea. Portanto, as hortaliças são compreendidas como as folhas, inflorescências, raízes, caules e frutos das plantas.
Quais os principiais tipos de hortaliças do Brasil?
Agora que entendemos mais sobre o que são as hortaliças, vamos falar um pouco sobre os tipos mais comuns no Brasil. As hortaliças podem ser divididas nos seguintes grupos: tuberosas, herbáceas e fruto. Conheça mais sobre cada uma delas:
Hortaliças-fruto
As hortaliças-fruto, como o nome indica, são aquelas onde o fruto da planta é utilizado. Aqui, a melhor fase para utilização da hortaliça irá depender de cada tipo, podendo ser consumida tanto verde quanto madura.
Os principais tipos de hortaliça-fruto do Brasil são:
- ervilha;
- tomate;
- melancia;
- abóbora;
- berinjela;
- xuxu;
- maxixe.
Hortaliças tuberosas
As hortaliças tuberosas têm como principal característica o desenvolvimento dentro da terra. Ou seja, as hortaliças tuberosas são aquelas que popularmente consideramos como raízes.
Muito presentes em nosso dia a dia, as principais hortaliças tuberosas são:
- batata;
- batata-doce;
- cenoura;
- inhame;
- cebola;
- alho-poró;
- beterraba;
- mandioca;
- nabo.
Hortaliças herbáceas
Ao contrário das tuberosas, as hortaliças herbáceas são aquelas que a parte comestível se desenvolve acima do solo. Ou seja, isso significa dizer que folhas, talos, flores e inflorescências fazem parte dessa categorização.
As herbáceas mais populares no Brasil são:
- alface;
- brócolis;
- aipo;
- espinafre;
- couve-flor
- acelga;
- repolho.
Qual a importância de um sistema de irrigação para hortaliças?
O tamanho da gota trazido pelo sistema de irrigação é algo muito importante a ser observado quando da aquisição de um projeto de irrigação.
Saber a necessidade de água pela planta é muito importante, pois o consumo de água é pequeno no início de seu desenvolvimento, aumenta até um ponto máximo e posteriormente diminui, ficando bem abaixo do consumo máximo. Esse ponto de consumo máximo é aquele em que a deficiência de água se torna mais prejudicial à formação de frutos, folhas, caules, raízes, rizomas ou tubérculos.
O que é o período de consumo máximo?
A falta de água no período de consumo máximo pode afetar grandemente a produção, por isso o produtor deve ficar atento a essa exigência. Conheça o período de consumo máximo de algumas hortaliças:
- Alho é no desenvolvimento do bulbo
- Alface é na formação da cabeça e antes da colheita;
- Batata é no início da tuberização, floração até a colheita;
- Beterraba é de três a quatro semanas após a emergência;
- Brócolis é na floração e crescimento da cabeça;
- Cebola é durante a formação do bulbo;
- Cenoura é da emergência até próximo à colheita;
- Couve-flor é do plantio à colheita (irrigação frequente);
- Melancia/melão é do florescimento até próximo à colheita;
- Morango é do desenvolvimento do fruto à maturação;
- Nabo é do crescimento rápido das raízes até a colheita;
- Pepino é do florescimento até a colheita;
- Pimentão é da frutificação até a colheita;
- Repolho é durante a formação e crescimento da cabeça;
- Tomate é das flores formadas e crescimento dos frutos
A irrigação inicia com a germinação das sementes e pegamento das mudas que são transplantadas.
Como melhorar a qualidade e a produtividade do meu plantio?
Se você tem uma plantação de algum tipo de hortaliça citada anteriormente sabe que é preciso cuidar com dedicação e atenção para que problemas não ocorram. Afinal, ninguém gosta de trabalhar duro e não ter os resultados esperados. Por isso, é importante ter a tecnologia ao seu lado, e uma das melhores coisas que você pode fazer por sua lavoura é contar com a fertirrigação.
Com a fertirrigação você nutre o solo e fortalece sua produção ao mesmo tempo que irriga o plantio.