fbpx

Plantação de canola: vale a pena investir nesse cultivo?

Plantação de canola

Sabia que a plantação de canola é muito importante no meio do agronegócio brasileiro? Ela é a matéria-prima para o biodiesel, além de ser base para fabricação de um dos óleos mais utilizados na cozinha.

Devido a tamanha importância, é uma alternativa interessante para fugir da concorrência do mercado da soja, por exemplo. Ou, ainda, fazer parte dentro de um planejamento de rotação de cultura junto com a soja.

Além disso, o cultivo da canola possui outras utilidades dentro da propriedade, como a produção de ração para animais.

Enfim, mostraremos, a seguir, mais sobre o mundo da produção da canola, os seus benefícios e informações importantes para a sua tomada de decisão.

Características e benefícios da plantação de canola

A canola tem como principal característica sua boa adaptabilidade ao clima frio. Por isso, costuma ser produzida nas regiões mais ao sul do Brasil.

Por ser uma cultura consideravelmente resistente e que não demanda grandes quantidades de nutrientes para se desenvolver, é uma ótima opção para a rotação de culturas na sua área de plantio.

Até porque a canola é semeada na primavera, ao contrário da soja, que será no verão.

Tendo em vista a desnecessidade da utilização de maquinários para seu manejo, os custos de produção diminuem, como também previne a erosão e compressão do solo, fazendo com que a planta cresça mais saudável.

Dicas importantes para a sua plantação de canola

Apesar de sua adaptabilidade ao clima frio, de uma maneira geral, no estágio de plântula, a canola pode ser fortemente afetada pela geada, comprometendo todo o seu crescimento.

Para evitar esse tipo de problema, o ideal é ter um sistema de irrigação. Isso porque a água irá funcionar como uma camada protetora na canola.

Na prática, se quando ocorrer a geada a canola estiver molhada, o fenômeno climático que antes congelaria a folha e a flor, acabará congelando apenas a água que está sobre ela, garantindo sua proteção.

👉 Sobre o modelo de irrigação ideal para a plantação de canola, se você é pequeno ou médio agricultor, indicamos a irrigação autopropelida, através do carretel de irrigação. Nos links ao lado, dois guias muito bons para você entender melhor sobre essa opção.

Uma outra dica interessante sobre a produção de canola é sobre a semeadura, que deverá ser feita, apenas, com sementes híbridas selecionadas. Isso trará diversos benefícios, como:

  • Uma queda na incidência de doenças, que normalmente se iniciam com sementes contaminadas;
  • Evita a ressemeadura, tendo em vista que a seleção permite a escolha de sementes saudáveis;
  • Aliás, essa seleção de sementes saudáveis evita a incidência de plantas formosas, garantindo qualidade na sua produção.

Por fim, salientamos que a adubação na pré-semeadura é de extrema importância. Apesar de ser uma cultura mais resistente, o solo deve estar adequado para receber a semente e proporcioná-la os nutrientes básicos que ela necessita em sua fase de desenvolvimento.

Conclusão

A plantação de canola é uma opção viável para todos os portes de produtores, por ser um cultivo adaptável e que funciona bem em rotações de cultura ou como alternativa à soja.

Essas dicas foram de utilidade para você? A IRRIGAT possui muitas outras no seu blog. Acesse e fique por dentro de todas as informações do mundo do agronegócio e melhore sua produtividade e qualidade.