fbpx

O que é ZARC: conheça o Zoneamento Agrícola de Risco Climático

Fazenda ao nascer do sol

O assunto de hoje será o ZARC, ou melhor, o Zoneamento Agrícola de Risco Climático. Essa ferramenta é muito importante, porém muitos produtores nem sabem que existe. E os que sabem de sua existência, se previnem melhor contra intempéries climáticas.

Não podemos depender apenas dos métodos e análises empíricas de previsão do tempo, para tomarmos medidas de segurança e proteção das lavouras. Atualmente, com a evolução tecnológica, se faz necessária essa atualização a fim de proteger sua produção.

Por isso, vamos entender o que é o ZARC, como interpretá-lo e abordar algumas informações pertinentes que norteiam esse assunto tão importante para o meio agrícola. Fique com a gente e aproveite esses dados essenciais para a sua produção!

O que é ZARC

O ZARC nasceu através de uma parceria entre o Governo Federal, representado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, chamada Embrapa.

O objetivo dessa parceria era proporcionar um ferramenta científica que diminuísse os riscos de produção, junto a chamada seguridade agrícola.

A partir disso, foram realizados diversos estudos e chegaram, definitivamente, a um “sistema” que parametriza dados de clima, solo e ciclos de culturas para afirmar quais as melhores culturas para cada região e sua época de plantio.

Para formar esses parâmetros, foram inseridos — na base de dados — diversas informações de clima, disponibilidade hídrica, histórico de solo de cada região, para enfim chegar ao sistema que possuímos hoje.

Com a modernidade atual, qualquer produtor pode usar esse sistema através do aplicativo “ZARC Plantio Certo”, disponível nas plataformas IOS e Android, ou através da plataforma no site da MAPA.

Benefícios e manuseio do sistema ZARC

Vamos a uma dica mais prática e palpável, agora.

Segundo o que o próprio site da Embrapa explica, o sistema retorna a informação da previsão de perda de produção do plantio de mais de 43 culturas, no caso de a semeadura ser na época da pesquisa.

O aplicativo é bem simples. Ao acessá-lo, vamos escolher o município da sua produção e a cultura a ser semeada. O aplicativo retorna a informação da melhor época de plantio de acordo com cada tipo de solo e o risco de perda da produção.

Interessante, não é mesmo? É por isso que é determinante que o ZARC seja utilizado em seu processo de planejamento de produção, justamente por ele dar um previsão de perda, o que é normal em qualquer cultivo.

Falando em processo produtivo e planejamento, temos aqui um ponto muito importante para abordarmos: a seguridade agrícola. Seja você pequeno, médio ou grande produtor, esse ponto você deve observar.

A maioria dos bancos, na hora de realizar a análise para gerar um seguro rural, ou até mesmo um financiamento, verificam os dados apresentados pelo ZARC para tomar a sua decisão.

Portanto, utilizando o ZARC, diminui muito o risco de você ter negado qualquer um desses produtos bancários que serão indispensáveis para a sua produção.

Em suma, o ZARC nos ensina que o clima é primordial para o sucesso de uma lavoura, tanto quanto a semeadura na época correta. Além disso, é muito importante que você esteja por dentro dos recursos para acompanhar a previsão do tempo, também.

Gostou das nossas dicas? No site da IRRIGAT você encontra muitas outras que vão sanar todas as suas dúvidas, clique aqui e aproveite o conteúdo disponibilizado.