fbpx

Dúvidas sobre como escolher o sistema de irrigação da sua lavoura? Conheça as opções

plantação com sistema de irrigação

A irrigação é essencial para uma colheita de qualidade. Para não depender apenas da chuva natural, os produtores agrícolas utilizam técnicas artificiais para irrigar a lavoura, sobretudo nos períodos secos. Entretanto, escolher o sistema de irrigação ideal não é uma tarefa simples. 

Antes de adquirir um sistema de irrigação, é preciso avaliar pontos importantes da produção agrícola, pois uma má escolha pode causar prejuízos financeiros e até a perda da lavoura. A seguir, confira quais são os principais sistemas.

O que é sistema de irrigação? 

Um sistema de irrigação é constituído de um conjunto de equipamentos usados para levar água de determinada fonte até a lavoura. Dessa maneira, é feita a irrigação da plantação com eficiência e qualidade.

Tais peças e equipamentos são usados conforme o método escolhido para a plantação, ou seja, na forma como a água é aplicada na lavoura. Enquanto alguns sistemas são mais tecnológicos, outros são mais convencionais.

A utilização do sistema de irrigação torna o trabalho no campo mais fácil, eficiente e otimizado, proporcionando diversos benefícios para o agricultor e para a lavoura. Contudo, é preciso selecionar o sistema que melhor se adapta às condições da lavoura. A seguir, confira os principais. 

Sistema de irrigação por aspersão

A irrigação por aspersão é conhecida por simular a chuva natural. Nesse tipo de sistema, a rega é feita por um equipamento chamado aspersor, que pulveriza a água em formato de jato; ao entrar em contato com o ar, ela se transforma em pequenas gotículas.

No sistema de irrigação por aspersão, a rega acontece por via aérea e leva a água para o solo e a folha. Ademais, os principais sistemas de aspersão são: pivô-central, autopropelido, convencional (fixos, semifixos ou portáteis) e carretel.

Os equipamentos necessários para realizar a rega diferem em cada tipo de sistema de irrigação por aspersão, mas geralmente precisam de tubulação, conexões, aspersor e motobomba. 

Sistema de irrigação por gotejamento

A irrigação por gotejamento é um sistema de irrigação localizada. Consiste em despejar a água diretamente na raiz do cultivo. Para isso, são usados tubos com pequenos furos (gotejadores) instalados no solo da plantação e próximos à planta. 

Antes de instalar o sistema, é necessário entender as características da terra onde a lavoura está e o tipo de cultura. A partir disso, é possível definir a quantidade de gotejadores, a extensão das mangueiras e a distância correta. 

Sistema de irrigação por microaspersão

O sistema de microaspersão também faz parte da irrigação localizada. Nesse caso, em vez de instalar tubos com pequenos furtos, são utilizados pequenos aspersores que jogam a água de modo mais rápido e suave que o aspersor convencional. Por isso, é comumente utilizado em cultivos de estufa e hortaliças. 

Sistemas de irrigação por sulcos e por inundação

Os sistemas de irrigação por sulcos e por inundação fazem parte do método da irrigação superficial. O primeiro consiste na aplicação da água parcialmente em uma área; por meio da abertura de pequenos sulcos, ela é enviada até a planta devido à gravidade.

Já no sistema de irrigação por inundação, a água é aplicada sobre toda a área de cultivo. Dessa forma, ela se acumula na superfície — por isso, é comumente utilizada em plantações de arroz. 

Gotejamento subterrâneo

O sistema de irrigação por gotejamento subterrâneo integra o método de subirrigação. Nesse caso, a água é aplicada por gotejadores enterrados e instalados abaixo da zona radicular da planta. A quantidade para manter o cultivo precisa ser maior que a aplicada nos outros sistemas.

Como escolher o melhor sistema de irrigação? 

Escolher o melhor sistema de irrigação para a lavoura envolve a análise de vários fatores. Entre eles está o clima, porque em regiões áridas a produção requer um sistema que atenda às necessidades do cultivo nos períodos de chuvas escassas — o que exige fonte de água disponível o ano todo. 

Outro ponto importante é o tipo de cultura, pois cada sistema pode ser mais bem aproveitado em determinada plantação. Por exemplo, o cultivo do arroz é feito pelo sistema de irrigação por inundação, enquanto as hortaliças recebem água por gotejamento, o milho é mais bem irrigado por aspersão, e assim por diante. 

Além disso, mais aspectos devem ser considerados, como o tipo de solo, a topografia do terreno, o orçamento disponível, a quantidade de trabalhadores e o tamanho da plantação. 

Entretanto, se você chegou até aqui e ainda está em dúvida sobre qual é o melhor sistema de irrigação, veja a seguir como os produtos IRRIGAT podem tornar o seu cultivo agrícola eficiente e produtivo. 

Conheça o sistema de irrigação por carretel IRRIGAT

A IRRIGAT atua no mercado agropecuário desde 1986, com soluções para facilitar o trabalho no campo. Entre elas estão os sistemas de irrigação por carretel IRRIGAT e IRRIGATINHO, ideias para pequenos e médios produtores que necessitam de um sistema de aspersão mecanizado. 

Já o sistema IRRIGAT é voltado para médios e grandes produtores e criadores. Ele pode ser usado para irrigar plantações de até 12 hectares com praticamente qualquer tipo de cultivo e terreno. 

O IRRIGATINHO foi pensado para atender aos agricultores que precisam irrigar uma pequena faixa de plantação ou uma lavoura em pequena escala, de até 5 hectares. Assim como o IRRIGAT, esse sistema pode ser usado em qualquer tipo de cultivo e solo. 

Os equipamentos de irrigação por carretel são fáceis de instalar e manejar pela prioridade. Além disso, o agricultor não tem de realizar adaptações na lavoura, pois eles se adaptam às mais diferentes condições de terreno, incluindo áreas com desnível.

Outro ponto importante é a otimização do trabalho no campo. As duas opções de carretel de irrigação IRRIGAT funcionam de forma semiautomática. Assim, o produtor só precisa posicionar o equipamento na lavoura e desenrolar a mangueira para o sistema dar continuidade ao trabalho.

O produtor agrícola que adquirir um produto IRRIGAT terá um equipamento de excelente custo-benefício, fácil manejo e manutenção em longo prazo. Além disso, oferecemos condições especiais de compra e todo o suporte necessário até o pós-venda. Entre em contato conosco e solicite a sua proposta de instalação.