fbpx

Quais os benefícios de não ter canos na irrigação da lavoura?

Irrigação móvel

O sistema de encanamento para irrigação é utilizado há muitos anos. No entanto, com o desenvolvimento tecnológico e a necessidade por praticidade, alguns sistemas se tornaram mais viáveis e com um melhor custo-benefício de implementação.

Sendo assim, os sistemas de irrigação móveis são os mais comentados no momento, principalmente por produtores de pequeno e médio porte.

Hoje, vamos abordar alguns pontos interessantes entre ambos e apresentar os seus contrapontos, para se ter a certeza de que os sistemas móveis para irrigação são a solução que você busca.

Tubulação móvel x tubulação fixa

Acreditamos que o primeiro ponto a ser abordado entre esses dois sistemas é algo em comum: o controle. Em ambos, o produtor administra a quantidade de água necessária para a cultura, além de economizar a sua disponibilidade hídrica.

Já um ponto contrário entre ambos é o sistema em si, pois as tubulações fixas necessitam de um planejamento estratégico da área a fim de que a plantação toda seja coberta pelo sistema. Em contraponto, o sistema móvel, justamente por permitir uma maior mobilidade, dispensa grandes planejamentos ou obras de implementação.

Outra questão é o custo. Enquanto a irrigação por tubulação fixa é muito custosa pela mão-de-obra empregada e sua manutenção, o móvel tem custos de manutenção consideravelmente menores, além de não necessitar de grandes preparos para seu manejo.

Benefício em não ter canos de irrigação na área

Agora, vamos falar especificamente sobre os carreteis de irrigação, que são nossa especialidade em sistemas móveis!

Bom, o carretel móvel não necessita de grande sistema de tubos, fazendo com que não haja problemas gerados pelo deslocamento de maquinários. Isso porque, no sistema por tubos, uma das maiores preocupações é o custo de manutenção em virtude do translado de maquinários pesados.

Por isso, também é uma opção mais amigável ao solo, já que não apresenta nenhum componente que possa gerar erosões, por exemplo.

Outro ponto é com a implementação. Por ser móvel, a única tubulação envolvida é a que leva a água até o carretel. Sendo assim, praticamente qualquer terreno está apto a utilizar a nossa irrigação móvel. Incluindo, também, qualquer tipo de plantação.

Por fim, você não fica refém de uma única área. Principalmente para quem faz o manejo de cultivos, com o sistema fixo seria necessário cobrir uma área muito maior. Já com o carretel, apenas um sistema é capaz de cobrir todas as áreas cultiváveis, apenas manejando a irrigação.

Outros benefícios

Além dos benefícios em não ter tubulações fixas, outros motivos também são bem positivos nessa aquisição.

Por exemplo, é um sistema bem fácil de operar e realizar manutenções periódicas. Tanto é que todos os nossos usuários receberam o treinamento por vídeos e hoje operam por conta própria os seus carretéis. Fácil, não é mesmo? Sem preocupações com mão-de-obra especializada!

Para saber mais, veja para quais tipos de cultivos o IRRIGAT é indicado!

Então, para você que gostou dessa opção e quer saber mais sobre os benefícios, visite o nosso site e conheça todos os sistemas de irrigação IRRIGAT. Uma solução prática e acessível para todos os produtores.