Irrigação Irrigat ou irrigação convencional? Saiba a diferença!

Carretel Irrigat funcionando em pastagem plana

A irrigação convencional já foi um sistema muito utilizado que facilitava a vida do produtor rural e ajudava na sua produtividade. Porém, com o passar dos anos, outras tecnologias foram surgindo e favorecendo muito mais a rotina no campo, otimizando processos e agilizando o trabalho no geral na propriedade e influenciando no dia a dia do produtor rural.

Nesse caso, a irrigação por carretel como a da IRRIGAT é muito mais vantajosa do que a convencional. Mas, o que confirma isso? Quais os pontos que devemos analisar para chegar a essa decisão?

Acompanhe o artigo do blog da IRRIGAT e saiba mais sobre esse tema. Boa leitura!

O que é irrigação convencional?

A irrigação por aspersão convencional é aquela que utiliza diversos tubos e aspersores da propriedade para levar água às diferentes culturas e plantações. Elas trabalham sob pressão, com um sistema de bombeamento instalado, dando força para a água subir e irrigar o terreno.

Dentro do seu modo de funcionamento, ela pode ser instalada de forma permanente, em que são adicionadas na propriedade tubulações fixas e canalizações enterradas, ou de forma portátil, em que o proprietário consegue mover o sistema de um lugar para o outro.

Porém, nesse caso, existe o trabalho de montar e desmontar o equipamento após o seu uso, além de restringir o alcance da água, irrigando uma parte pequena e necessitando alterar o local de irrigação constantemente.

O que é carretel de irrigação?

Já o carretel de irrigação é muito mais simples de ser instalado e utilizado no dia a dia. Com um carretel enrolador, uma bobina e um canhão de irrigação, o equipamento trabalha em grande parte do tempo de forma automática.

Ao invés de distribuir canos pela propriedade, com o carretel de irrigação é preciso apenas desenrolar a mangueira, conectá-la ao carrinho aspersor e ligar o equipamento. Aos poucos, o sistema vai puxando a mangueira enquanto ela joga água pela plantação, com uma capacidade de distribuição mais abrangente e maior.

Como deu para perceber, o produtor não tem que se preocupar com o desmonte do equipamento, pois ele otimiza esse processo utilizando a seu favor cada pequeno detalhe.

A equipe da IRRIGAT realizou uma comparação prática entre esses dois tipos de sistema de irrigação. O resultado obtido foi o seguinte:

Modelo de equipamentoIrrigação ConvencionalIrrigação com IRRIGATINHO
Tempo de montagem17 minutos7 minutos
Área irrigada72m x 24m100m x 45m
Total1.728m²4.500m²

Ou seja, o equipamento IRRIGAT facilita muito mais a rotina de irrigação!

Quais os benefícios que a convencional não tem?

Além dessas diferenças, separamos alguns benefícios específicos que apenas o equipamento da IRRIGAT conseguem garantir para a propriedade. Confira cada uma delas:

  • Mais mobilidade para irrigar as plantações;
  • Adaptável a qualquer mão-de-obra;
  • Fácil manutenção e disponibilidade da equipe da IRRIGAT para auxiliar esse momento;
  • Ideal para pequenos e médios produtores;
  • Não precisa realizar obras ou grandes mudanças na estrutura da propriedade para instalação.

Ficou com vontade de conhecer mais sobre a IRRIGAT e todos os seus modelos de sistema de irrigação? Fale com a nossa equipe, tire as suas dúvidas e tenha na sua propriedade esse item tão importante para resultados!

Leia também:

Banner Blog 720x180 3