fbpx

Irrigação automática de baixo custo: é possível economizar na produção agrícola?

Irrigação automática de baixo custo: é possível economizar na produção agrícola?

Instalar um sistema de irrigação automática de baixo custo é o desejo de muitos produtores agrícolas, independentemente do tamanho da plantação. Porém, encontrar uma forma de irrigar a lavoura sem precisar de um alto investimento pode não ser fácil.

Isso porque a escolha de um método de irrigação envolve diversos fatores que podem encarecer a instalação e operação do sistema. Mesmo assim, é importante que o agricultor tenha uma plantação irrigada para garantir a produtividade nos períodos de estiagem.

Neste post, você vai entender melhor os custos que envolvem irrigar a lavoura e qual a melhor opção para quem deseja uma irrigação de baixo custo

Quanto custa a irrigação de uma lavoura? 

Calcular quanto custa irrigar uma plantação não é uma tarefa simples, visto que é necessário colocar diversos fatores na ponta do lápis, como o tipo de irrigação escolhido, o tamanho da plantação, o tipo de cultivo, a frequência de irrigação, o volume pluviométrico, entre outros pontos importantes. 

Também entram no cálculo alguns gastos variáveis, como os juros de financiamento, caso o equipamento tenha sido comprado por meio dessa modalidade de crédito. Mas, em geral, o produtor agrícola terá gastos com:

  • aquisição e instalação do sistema;
  • custos com diesel ou energia elétrica;
  • mão de obra;
  • custos operacionais;
  • manutenção;
  • eventuais obras e adaptações no terreno;
  • compra de componentes adicionais para o sistema de irrigação.

De acordo com a plataforma Habitissimo, o preço de instalação de um sistema de irrigação é de R$8.600, em média. Vale ressaltar que esse valor é uma estimativa, pois o preço final pode variar devido aos fatores citados anteriormente.

Custos por sistema de irrigação

A escolha do sistema de irrigação impacta diretamente nos custos da irrigação. Isso porque cada tipo tem particularidades que podem baratear ou encarecer a atividade de irrigação no campo. Atualmente, a irrigação localizada, por aspersão e superficial são os sistemas mais usados pelos produtores brasileiros.  

Na irrigação por inundação, muito utilizada na irrigação superficial, é necessário mão de obra especializada, tanto para a instalação quanto para a manutenção. Além disso, é preciso realizar obras no terreno para cavar os pontos de infiltração da água.

No modelo de irrigação localizada, na qual os tipos mais comuns são o método de gotejamento ou microaspersão, é necessária a instalação de tubulações ao longo de toda a plantação, além de mão de obra especializada. 

Dependendo do tamanho da produção agrícola, o empresário terá que investir um alto valor com a instalação dos tubos e principalmente com a manutenção, pois esse sistema pode ser danificado com facilidade devido ao trânsito de pessoas e animais na plantação.

Já o sistema de irrigação por aspersão envolve altos custos de aquisição e manutenção, principalmente o convencional e o pivô-central. Entretanto, a irrigação com carretel apresenta baixo custo de operação e manutenção, sendo uma alternativa viável para o produtor que necessita de irrigação semi-automática de baixo custo. 

Como economizar na irrigação da produção agrícola? 

A escolha correta do sistema é a melhor forma de economizar com irrigação. Sendo assim, antes de escolher o melhor método para a plantação, é muito importante fazer uma avaliação completa da lavoura. 

Entre as informações, é fundamental que o empresário entenda a frequência e a quantidade de água da planta, as condições do solo, o tamanho da área a ser irrigada, entre outros fatores que podem influenciar na decisão. Por meio dessas informações, será mais fácil escolher o sistema de irrigação com o melhor custo-benefício. 

Por exemplo, uma plantação de pequeno porte não necessita de sistemas grandes e complexos de irrigação. Sendo assim, o sistema de aspersão convencional dá conta de irrigar a produção de forma eficiente, bem como o autopropelido, sistema de irrigação semi automático de baixo custo.

Em contrapartida, os empresários agrícolas com plantações de grande porte podem optar pelo pivô-central, que tem o custo reduzido à medida que aumenta a quantidade de hectares a ser irrigada.

Independentemente da técnica de irrigação escolhida, o agricultor deve encarar os custos como um investimento, visto que, sem um sistema de irrigação, há riscos de prejuízos na lavoura, causados por períodos de estiagem. 

O mercado agrícola disponibiliza sistema de irrigação automática de baixo custo? 

Sim, há opções disponíveis de sistemas de irrigação automática de baixo custo, a exemplo do carretel de irrigação. Esse equipamento é ideal para pequenos e médios agricultores e criadores, pois o investimento em mão de obra e custos operacionais é baixo se comparado aos demais sistemas. 

O carretel de irrigação é de fácil instalação e manejo, dispensando o uso de máquinas agrícolas pesadas, pois apenas duas pessoas podem movimentar o equipamento e desenrolar a mangueira em poucos minutos. Dessa forma, o agricultor pode investir na irrigação semi-automática de forma econômica. 

Conheça os sistemas de irrigação por aspersão IRRIGAT 

O empresário que procurar um sistema de irrigação semi-automática de baixo custo pode contar com as soluções agrícolas da IRRIGAT

Nossos equipamentos foram pensados para irrigar praticamente todos os tipos de cultivo, nas mais diversas condições de terreno. Por meio de um sistema inteligente, a mangueira é recolhida automaticamente, otimizando o tempo de trabalho no campo.

Ideal para as pequenas produções agrícolas, o IRRIGATINHO é voltado para a irrigação de até 5 hectares, com regulagem de alcance de 19 a 29 metros.

Vantagens dos carretéis de irrigação por aspersão IRRIGAT:

  • dispensa a realização de obras e instalações no terreno;
  • necessita de pouca mão de obra;
  • baixo custo operacional;
  • fácil manejo e manutenção;
  • o equipamento é enviado praticamente pronto para uso;
  • não necessita de máquinas agrícolas pesadas.

Invista em um sistema de irrigação semi-automática de baixo custo e aumente a produtividade da sua lavoura. Entre em contato conosco e solicite um orçamento de um dos nossos equipamentos.