Irrigação noturna: quais as principais vantagens?

Quais as vantagens da irrigacao noturna

irrigação é a solução para muitos produtores, pois ajuda a driblar as condições climáticas complicadas sem prejudicar a produtividade e a lucratividade da família do campo que depende do cultivo o ano inteiro. Porém, há diferentes maneiras para executar o manejo da irrigação nas propriedades, uma delas é a irrigação noturna, que vem ganhando cada vez mais espaço.

Vantagens da irrigação noturna

  • Temperatura como aliada no período da noite: Geralmente é mais frio à noite, ou seja, menos água é perdida por evaporação. Sendo assim, a irrigação noturna é ideal para reduzir o volume total necessário para a hidratação da cultura. Além disso, menos evaporação também significa um nível mais baixo de salinidade em seu solo, o que por sua vez significa uma colheita melhor;
  • Economia no bolso no período da noite: durante a noite, o custo da energia pode chegar em até 80% mais barato para a utilização no período das 21h30 às 6h;
  • Redução de agrotóxicos: outra vantagem da irrigação noturna é que pode-se considerar uma grande redução no emprego de agrotóxicos, já que as culturas têm melhor desenvolvimento;
  • Economia de energia fóssil: pois os produtores substituem o funcionamento do motor dos equipamentos à gasolina e diesel por eletricidade.

Vantagens da irrigação diurna

  • Melhor visibilidade no período diurno: é mais fácil de verificar o desempenho do sistema de irrigação durante o dia, se as faixas estão sendo molhadas adequadamente e se está tudo ocorrendo dentro do esperado;
  • Mão de obra mais barata durante o dia: quando o produtor depende de uma equipe para gerenciar a irrigação, o recurso acaba sendo mais viável durante o dia.

Como é realizado o cálculo do desconto de irrigante noturno?

O desconto da irrigação noturna é calculado a partir da tarifa (TUSD+TE+Bandeiras Tarifárias), sem impostos multiplicados pelo consumo em horário reservado. Essa conta resulta em uma “base de cálculo”.

Outra variante que vai estabelecer a porcentagem de desconto praticado sobre a base de cálculo submete-se ao local em que a ação de irrigação ocorre e também a tensão de fornecimento.

A taxa do ICMS também é menor sobre o ICMS padrão somente para o consumo de energia no horário reservado, essa diminuição é diferente para cada estado.

Vejamos agora os significados das siglas citadas acima!

  • TUSD: Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição;
  • TE: Tarifa de Energia.

Quais os pontos que os produtores devem ficar atentos?

Vejamos abaixo alguns pontos de controle de custos e acompanhamento de legislação.

Controle de contas

Muitas vezes as fazendas têm mais de uma unidade consumidora e por isso é fácil perder o controle sobre o que se paga e se os descontos estão sendo aplicados de modo apropriado. Para melhor controle, existem os softwares de gestão de faturas que são excelentes para esse tipo de combate.

Controle estratégico

Nem sempre os produtores calculam o volume de água que o sistema consegue captar e a relação disso com o gasto de energia.

No cálculo de implementação de um sistema de irrigação, já é considerado o investimento para manter o sistema. Isso ajuda na hora de entender se o volume de água captado versus a energia utilizada acaba valendo mais a pena no turno da noite.

Por exemplo, um agricultor que considera a rega noturna pode optar por um sistema menos potente, mas que vai entregar o mesmo resultado. Tudo isso dá mais controle financeiro e estratégico para quem gerencia uma produção.

Gostou do artigo? Então aproveite para deixar seu comentário abaixo falando dos pontos que mais gostou ou faça suas perguntas! Também confira outros em nosso blog sobre agricultura familiar, irrigação e clima.

Leia também:

Banner Blog 720x180 3
× Fale conosco aqui