Engordar o gado: 3 alimentos essenciais

Pecuarista auxiliando a engordar o gado com alimentos ricos em nutrientes

Para saber como engordar o gado é preciso ter em mente que para obter energia, crescer e se reproduzir, todos os animais precisam ter em seus alimentos os nutrientes constituídos por carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais.

Dessa forma, preparamos um ótimo conteúdo para que você se informe das melhores maneiras para deixar seu gado forte e nutrido. Confira!

Qual a preocupação em realizar a alimentação correta?

Se não houver ingestão de gordura, proteína ou carboidratos suficientes em sua dieta, o gado não se desenvolve bem, sua produção de leite diminui e isso também afeta seus filhotes.

A falta de minerais causa problemas como falta de calor, crescimento insuficiente dos ossos e perda de pelo. Por outro lado, a falta de vitaminas essenciais pode causar problemas, como cegueira e inflamação das articulações.

Então, como podemos engordar o gado?

Um alimento rico em nutrientes contém mais energia do que uma forragem comum, de modo que uma vaca obtém, em média, a mesma energia com 1 kg de sorgo, cevada ou milho do que com 6 kg de grama.

Por exemplo, a palha velha contém pouca energia, a maior parte dela é indigesta e é expelida como excremento. Então, veremos qual a alimentação adequada!

1. Forragens

Elas são fibrosas, volumosas e com baixo teor de carboidratos produtores de energia. Exemplos desse tipo de alimento são a grama, o talo do milho e a batata-doce.

Em quantidades moderadas nas rações, a forragem auxilia no equilíbrio das partículas da ração, ajuda na engorda e promove a ingestão de matéria seca. Portanto, manter o nível adequado de fibra em uma dieta de acabamento é um fator importante para manter um bom desempenho, saúde animal e custo de produção.

Em rações de alta energia, a forragem auxilia na prevenção da acidose subaguda devido ao estímulo da ruminação. Dessa forma, na formulação de dietas, o nível de inclusão, as características físicas e sua qualidade devem ser devidamente estimados.

2. Concentrados

São alimentos ricos em proteínas e carboidratos, como grãos. Os concentrados são todos os alimentos incluídos na ração como suplemento ao pasto, feno ou silagem. Normalmente, mais de um concentrado é necessário na ração. Eles podem ser oferecidos como ingredientes separados ou em uma mistura para engordar gado.

3. Minerais

Minerais como cobre e cálcio são necessários para a formação dos ossos, cérebro, nervos e sangue. As plantas absorvem os minerais do solo. As vitaminas são essenciais para um corpo saudável e todas as plantas contêm vitaminas diferentes.

Porções

A ração diária é a quantidade de alimento que o animal necessita a cada dia. Uma boa porção deve conter todos os nutrientes. Alguns deles são encontrados em grandes quantidades em certas plantas:

  • Carboidrato: milho, sorgo, trigo, aveia, arroz, grama;
  • Proteína: alfafa, trevo, leguminosas, grama;
  • Graxa: semente de algodão, sementes de girassol, grama, amendoim.

Carboidratos, como açúcar e amido, são queimados no corpo, produzindo energia. As gorduras são decompostas no corpo para obter carboidratos e água. Os animais armazenam carboidratos no corpo como gorduras.

as proteínas, são os “tijolos” do corpo. Eles são necessários para construir músculos e ajudar no crescimento do gado. Enquanto as graxas, fornecem fibra efetiva e energia, além de proteína. Além do mais, um óleo do caroço é liberado da digestão por causa da sua encapsulação pela linter e casca.

Importância da irrigação para a pastagem

Praticamente, tudo que foi mencionado acima precisa que o pasto esteja em boas condições para que os animais possam se alimentar de forma elementar. Assim, podemos observar que nem todas as estações do ano são chuvosas, e mesmo as chuvosas podem atrasar ou não acontecerem em determinados anos.

Por isso, nós temos a solução perfeita para sua propriedade, a irrigação. São diversos modos de fazê-la. Dessa forma, seu rebanho terá plena condições de usufruir de uma pastagem verde e convidativa para uma alimentação de excelência.

A irrigação é indicada para todos os proprietários que desejam engordar gado. E, para que não passem por momentos difíceis quando precisar da chuva e não ver uma nuvem.

Gostou do conteúdo? Aproveite já e entre em contato conosco para entender melhor sobre qual modelo de irrigação que podemos te oferecer!

Leia também em nosso blog:

× Fale conosco aqui