Conjunto de irrigação usado: vale a pena?

Conjunto de irrigação usado

Hoje, um tema que gera bastante dúvidas: afinal, conjunto de irrigação usado vale a pena? Primeiramente, o agronegócio tem crescido fortemente no Brasil e fez muitos empreendedores despertarem o interesse em melhorar as condições do seu negócio e cultivo.

Por isso, em busca de fazer as melhores escolhas, uma das dúvidas do profissional é saber se vale a pena comprar um conjunto de irrigação usado. Entretanto, é importante lembrar que além da questão do valor de investimento, outros fatores essenciais devem ser considerados na hora de escolher um conjunto de irrigação.

Sendo assim, nos tópicos de hoje, mostraremos algumas dicas relacionadas a esse assunto que com certeza facilitarão seu processo de escolha. Portanto, continue conosco até o final e tenha uma boa leitura!

Durabilidade

Um dos principais pontos negativos da compra de conjunto de irrigação usado é o fator da durabilidade do produto. Isso porque estamos falando de um equipamento que já foi utilizado antes de ser seu, sendo que não será possível saber algumas questões de procedência (se era feita a manutenção regular, cuidados com peças etc.).

Outro fator a ser considerado é a garantia, pois muitos conjuntos usados já perderam a garantia do fabricante e caso ele apresente algum problema fica difícil ser resolvido posteriormente.

Tendo tudo isso em mente, saiba que é imprescindível pensar de forma preventiva e imaginar todos os possíveis cenários. Essa medida traz mais segurança no andamento dos seus processos e faz com que você não prejudique suas entregas com os fornecedores.

Custo-benefício a curto e longo prazo

Sem dúvida o que motiva um empreendedor rural a comprar um conjunto de irrigação usado é a questão do preço do equipamento, pois a maioria apresenta um valor bem abaixo do que um sistema novo. Logo, é normal que produtores pequenos ou que estão iniciando seu negócio acabam vendo vantagem em um usado.

No entanto, é necessário focar no custo-benefício a longo prazo. Assim como falamos em durabilidade no tópico anterior, lembre que a compra de um conjunto de irrigação usado vai durar menos tempo e pode apresentar mais problemas dependendo da forma como foi cuidado.

E tudo isso acaba somando gastos ao longo do tempo que, se colocados na ponta do lápis, praticamente equivalem a compra de um sistema novo. Outro ponto interessante é que dependendo de como foi dimensionado o equipamento, ele pode gerar ainda mais custos durante o uso. Veja o próximo tópico sobre isso!

Dimensão do conjunto de irrigação

Como muitos já sabem, existem três principais tipos de irrigação: aquele feito por aspersão, por microaspersão e o por gotejamento. Cada qual com suas características específicas para atender melhor a determinados tipos de cultivo.

Sendo assim, já vai ser difícil encontrar um sistema usado que seja exatamente o que você precisa para sua produção.

Mas, o que mais atrapalha na procura por um conjunto de irrigação usado é o dimensionamento: você terá que aceitar o tamanho que foi pensado para outro tipo de cultivo e propriedade que não é a sua.

Isso pode ser um ponto bem negativo, afinal estamos falando de um sistema que pode acabar gastando mais água e energia do que seria necessário para seus cultivos. Ou, ainda, não dando conta do tamanho do terreno se for menor do que o esperado.

Conclusão

Para saber se um conjunto de irrigação usado vale a pena ou não, compare o investimento com o que seria feito em um sistema novo, considerando os principais fatores que apontamos neste texto.

Por fim, nós da IRRIGAT estamos a disposição para conversar com você sobre nossos sistemas de irrigação e orçamentos. Entre em contato conosco e garanta a qualidade dos seus serviços.

Leia também em nosso blog:

Banner Blog 720x180 3
× Fale conosco aqui