Tecnologia no campo: 5 recursos indispensáveis para produtividade!

tecnologia-no-campo-5-recursos-indispensaveis-para-produtividade

A tecnologia no campo já se tornou imprescindível para quem trabalha no meio. Seu uso pode estar conectado com o auxílio na colheita e até mesmo com a melhora da qualidade do produto final. Abaixo, vamos listar alguns recursos indispensáveis para a produtividade que a tecnologia no campo está oferecendo para os agricultores.

Sistemas de irrigação

O método que mais ganha força nos campos agrícolas do Brasil, ao longo dos anos, são os sistemas de irrigação. Com o avanço da tecnologia nos processos para irrigar plantações, a rega de culturas passou a ser mais organizada e planejada.

Hoje, qualquer produtor, pequeno ou grande, pode ter acesso ao sistema de irrigação adequado para o seu tipo de cultivo e tamanho das suas terras. E existem diversos tipos de irrigação e formas diferentes de aplicar nas propriedades. Entre os tipos mais comuns está a irrigação por aspersão, cujo funcionamento está conectado ao processo de rega natural, como a chuva.

Ícone

Você é um pequeno/médio produtor e procura por um sistema de irrigação com menos custos de manutenção? Nós quebramos o mito de que toda a irrigação é inacessível em questões de valores. Veja os sistemas de irrigação de baixo custo aqui e conheça o modelo de carretel!

Drones na agricultura

Esta tecnologia está mudando o mundo agrícola por causa do controle preciso e eficiente das informações da lavoura. Os drones estão se tornando cada vez mais comuns já que, com a ajuda deles, é possível identificar pragas, doenças e qualquer tipo de deficiência nutricional por causa das câmeras embutidas no aparelho. O custo de implementá-lo até pode ser um pouco alto, dependendo do tipo de necessidades que a lavoura exige, mas, certamente, a qualidade do produto será garantida.

Sensores para avaliação

Ainda relacionado com a qualidade da lavoura, os sensores são ideais para avaliar as condições ambientais e meteorológicas da região, como umidade, temperatura das plantas, fertilidade, além de serem perfeitos para localizar infestações e ervas daninhas. Com os dados coletados, o agricultor pode aplicar melhorias em seus cultivos.

GPS Agrícola

Para auxiliar operadores e produtores da lavoura, o uso do GPS está presente no meio rural desde 1990, garantindo melhores resultados do produto. Através do uso de satélite, o empreendedor consegue ligar máquinas e trabalhar no seu cultivo a qualquer momento. Entretanto, é válido comentar que GNSS (Sistema de Navegação Global por Satélite) pode ser uma alternativa muito mais precisa que o GPS, permitindo a localização tridimensional de um objeto em qualquer parte do mundo.

Dispositivos móveis para lavoura

Como os smartphones se tornaram indispensáveis nas nossas vidas, nada mais prático do que ter a agricultura de precisão na palma das nossas mãos. Com a ajuda dos dispositivos móveis é possível ter informações relacionadas à lavoura de forma rápida e controlada.

Por exemplo, se seu solo está degradado com erosão ou problemas químicos como a salinização e a acidificação, aplicativos poderão dar informações relacionadas a isso e assim o agricultor pode tomar medidas de precaução em relação ao seu produto.

Nós já falamos, aqui no blog, sobre degradação do solo e as melhores soluções para não deixar com que isso estrague toda a sua plantação. Indicamos a leitura para quem sofre com esse problema!

Escolha um recurso para começar

Então, o que achou de conhecer alguns recursos indispensáveis para produtividade usando tecnologia no campo? Chegou o momento de repensar se as técnicas que você utiliza na sua lavoura estão realmente sendo revertidas em lucro e qualidade no seu plantio.

Certamente tudo ficará mais lucrativo e você pode implementar aos poucos a tecnologia no campo. Comece pelo primeiro item da nossa lista, e vá avançando com o tempo!

Leia também em nosso blog:

Banner Blog 720x180 3
× Fale conosco aqui