Irrigação por aspersão ou irrigação por gotejamento: vantagens e desvantagens!

irrigacao-por-aspersao-x-irrigacao-por-gotejamento-vantagens-e-desvantagens

Está na hora de escolher qual o melhor tipo de irrigação para o seu negócio? Então, você está no lugar certo! Abaixo, nós, da Irrigat, separamos dois dos principais métodos de irrigação que existem no mercado, por aspersão e por gotejamento, trazendo as vantagens e desvantagens de cada um para você escolher o melhor para o seu negócio! Confira!

Irrigação por gotejamento

O sistema de irrigação por gotejamento é uma das técnicas mais eficientes do mercado. Além de ser um método simples, os cultivos conseguem aproveitar muito bem a água que recebem. Ele funciona da seguinte maneira: através de um impulsionamento de uma bomba, a água é levada para os tubos que irão fazer a irrigação das lavouras. Esses tubos possuem perfurações que se encaixam perfeitamente nas raízes das cultivares, deixando a superfície unificada.

Vantagens

A grande vantagem deste sistema é a aplicação direta nas raízes e o menor desperdício de água. A aspersão por gotejamento é muito resistente e pode ser adaptável para diversas áreas, ou seja, para diversas plantações.

Desvantagens

Contudo, o gotejamento pode não ser um sistema muito econômico. Ele é um método que não possui mobilidade e tem uma manutenção onerosa, porque a cada safra os produtores têm que desmontá-lo para passar com máquinas e preparar a terra.

A instalação também precisa ser pensada com cuidado para não atrapalhar o desenvolvimento dos cultivos. Ficar de olho nos emissores para não entupir também é uma grande desvantagem, já que podem existir milhares de aberturas na sua lavoura, além do trabalho de descobrir qual é a que está atrapalhando todo o fluxo.

Irrigação por aspersão

Por outro lado, há a irrigação por aspersão. Se você já pensou em fazer chover nos seus cultivos, esta é uma das melhores opções para o seu negócio. O método da irrigação por aspersão é bem simples: através de um emissor e com a pressão certa, a água é projetada pelo ar. Por causa disso, a água acaba se dissipando em gotículas pelo espaço, caindo por cima das plantações, assim como a chuva faz.

Vantagens

Este método de rega de plantios possui fácil adequação na superfície por causa das diferentes alturas de aplicação de água para sobrepor lavouras de diversos portes. Uma das maiores vantagens que a irrigação por aspersão possui é o seu menor custo de implementação, principalmente se falarmos do sistema de irrigação por carretel.

No caso do Carretel IRRIGAT, por exemplo, a sua maior vantagem é o sistema móvel que este tipo de irrigação possui, além de auxiliar os agricultores deixando a área livre para circulação de máquinas.

Desvantagens

Uma das maiores desvantagens que a irrigação por aspersão possui é o perda de água por evaporação.

Se você optar por trabalhar com irrigação por aspersão de carretel, que é muito recomendado para quem maneja pasto, milho e hortifruti, os gastos de energia e de água acabam sendo menores, além de contar com a agilidade para fazer chover na hora que desejar!

Você pode gostar: aumentando a eficiência com irrigação

Então, qual dos dois tipos de irrigação você irá implementar no seu agronegócio? Esperamos que seja aquele mais flexível e mais em conta, como a irrigação por aspersão de carretel, por exemplo!

Se precisar tirar alguma dúvida, nós, da Irrigat, estamos aqui para responder a qualquer pergunta que você tenha! Entre em contato com a gente, que ficaremos muito felizes em atendê-lo. Até mais!

Leia também em nosso blog:

Banner Blog 720x180 3
× Fale conosco aqui