Como liberar as esterqueiras em dia de chuva?

conheca-solucao-para-liberar-as-esterqueiras-em-dia-de-chuva

Esterqueiras são estruturas destinadas ao armazenamento e tratamento de esterco animal, geralmente de gado, suínos ou aves. Elas são projetadas para permitir a decomposição controlada do esterco, transformando-o em composto orgânico ou biofertilizante, que pode ser utilizado como adubo para fertilizar o solo em atividades agrícolas. Essas estruturas ajudam a reduzir o impacto ambiental dos resíduos animais, controlando odores e minimizando a contaminação do solo e da água.

Por que as chuvas intensas podem afetar esterqueiras?

O problema com chuvas intensas e esterqueiras lotadas está relacionado ao potencial de transbordamento das esterqueiras. Quando uma esterqueira está cheia e há chuvas intensas, há um risco aumentado de transbordamento do líquido armazenado, o que pode levar à contaminação de corpos d’água próximos, bem como ao escoamento excessivo de nutrientes para o solo, causando poluição e degradação ambiental.

Além disso, o excesso de líquido pode dificultar o manejo adequado do esterco e aumentar os custos associados ao tratamento e à disposição adequada dos resíduos. Por isso, é importante monitorar regularmente os níveis de armazenamento das esterqueiras e implementar práticas de gestão adequadas para evitar esses problemas.

Qual a solução para evitar esterqueiras cheias em dias de chuva?

Pois agora há uma bela solução para este problema! Rodrigo Fell, produtor de leite de Estrela no Rio Grande do Sul, conta com 250 animais na propriedade em sistema de confinamento free stall, produzindo 4.900 litros de leite dia com 130 vacas em lactação. Ele conta:

Em dia de chuva as esterqueiras ficavam cheias e não tinha como despejar dejetos na lavoura. A gente entrava dentro e acabava compactando. Assim, a gente pegava o carretão, chegava na beira da lavoura de milho ou até do tifton e deixava correr dentro, para não precisar entrar. Com o ECOIRRIGAT a gente pode pegar mesmo chovendo, ligar o sistema e ele vai fazer o serviço de espalhar o dejeto na lavoura certinho sem compactar”, conta o Rodrigo.

Confira o depoimento completo: https://www.youtube.com/watch?v=eG5Ny12YKo4

Quais os benefícios da fertirrigação por carretel?

A fertirrigação por carretel de irrigação oferece vários benefícios:
  1. Eficiência no uso de água e nutrientes: a fertirrigação permite a aplicação precisa de água e fertilizantes diretamente na zona radicular das plantas, minimizando o desperdício e maximizando a absorção pelos cultivos.
  2. Uniformidade na distribuição: o carretel de irrigação pode garantir uma distribuição uniforme tanto da água quanto dos fertilizantes ao longo da área de cultivo, promovendo um crescimento homogêneo das plantas.
  3. Flexibilidade e mobilidade: os carreteis de irrigação são móveis, o que permite adaptar a aplicação de água e fertilizantes conforme necessário, levando em consideração as condições do solo e as necessidades das plantas em diferentes áreas do campo.
  4. Redução de custos: ao combinar a irrigação com a aplicação de fertilizantes, a fertirrigação pode reduzir os custos operacionais e de mão de obra, além de economizar tempo.
  5. Minimização da contaminação ambiental: como os nutrientes são aplicados diretamente nas raízes das plantas, há menos chance de lixiviação de nutrientes para o solo e contaminação de corpos d’água, resultando em uma gestão mais sustentável dos recursos hídricos e proteção ambiental.

Leia também em nosso blog:

Banner Blog 720x180 3
× Fale conosco aqui