fbpx

Você sabe o que é adubação verde?

Conheça tudo sobre a adubação verde

A adubação verde é uma técnica que vem chamando a atenção de produtores rurais ao redor do mundo. Mas, apesar de estar voltando aos holofotes, esse método é um antigo amigo da humanidade.

Isso porque essa é uma prática simples, de fácil aplicação e que apresenta resultados incríveis. Quer saber mais sobre o que é adubação verde? Continue acompanhando o artigo!

Qual a importância de fertilizar o solo?

Antes de falarmos sobre a adubação verde, precisamos destacar a importância de utilizar fertilizantes no solo. Assim como os seres humanos precisam de vitaminas e minerais, os cultivos também necessitam de muitos nutrientes para crescerem saudáveis. Ao ter diversas culturas em um mesmo solo, a terra vai perdendo a capacidade de fornecer aquilo que os alimentos necessitam.

A importância de fertilizar o solo, portanto, vem da necessidade de fornecer nutrientes para o desenvolvimento do que será plantado. Apesar de variar de cultura para cultura, é muito importante que o solo possua nutrientes como nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, manganês, zinco, ferro e cobre.

O que é adubação verde?

A adubação verde é mais uma maneira de fertilizar o solo. Seu grande diferencial, consiste na maneira como é feita a adubação. Nos meios convencionais, a adubação é feita a partir de alguns compostos químicos aplicados diretamente na planta ou no solo.

Na “adubação verde”, como o próprio nome sugere, a adubação acontece por meio do plantio de “verdes” no solo, como hortaliças e outros tipos de leguminosas. Ou seja, a adubação verde é proporcionada pela melhora das condições do solo, tanto físicas quanto biológicas e químicas.

Essa adubação tem como princípio o enriquecimento da terra através do fornecimento de nitrogênio ao solo. Por meio desse elemento químico, as plantas crescem ricas em proteína e muito saudáveis.

Quais os principais benefícios da adubação verde?

Entre os principais benefícios da adubação, está o fornecimento de nitrogênio para o solo, conforme vimos anteriormente. Além disso, ao realizar a adubação verde, nossa saúde e a do planeta também agradecem. Isso porque, nos lugares onde há adubação verde, a necessidade de utilizar os prejudiciais fertilizantes químicos diminui consideravelmente.

Outro grande benefício dessa adubação é a otimização dos recursos naturais. Como há leguminosas plantadas, os raios de sol não incidem diretamente no solo. O resultado? Menos evaporação da água e um risco menor de erosão do solo.

Conheça a fertirrigação

Outra alternativa de adubação saudável ao solo e às plantas é a fertirrigação. Essa técnica consiste em utilizar o processo de irrigação para nutrir a plantação.

Na fertirrigação, há a adição de adubos minerais na água. Portanto, enquanto um equipamento como o carretel de irrigação abastece as plantas, ele também realiza a adubação.

Ficou interessado e deseja saber mais sobre o assunto? Então clique aqui e conheça as diferenças entre fertirrigação e irrigação.

Na IRRIGAT você pode realizar o processo de fertirrigação com o ECOIRRIGAT, um sistema dois em um que aproveita dejetos e resíduos naturais para a fertirrigação.