fbpx

Plantação de abacaxi: 7 dicas para garantir sua produtividade

Abacaxi na grama

Diferente do que muitos podem imaginar, começar uma plantação de abacaxi não exige do produtor técnicas muito complicadas, sendo a cultura ideal para pequenos e médios produtores.

Além disso, nos primeiros seis meses, o cultivo do abacaxizeiro também tem a vantagem econômica de dividir espaço com outras culturas de ciclo curto, como o feijão, amendoim, quiabo, repolho e tomate.

Entretanto, antes de começar, é necessário entender que o cultivo de abacaxi exige alguns fatores chave, que são fundamentais no desenvolvimento desta cultura:

  • Solo: bem drenado, arejado e com pH entre 4,5 e 5,5;
  • Clima: ideal quando a temperatura oscila entre 22 ºC e 32 ºC;
  • Área: pode ser cultivada em um jardim;
  • Colheita: o ano todo, com concentração entre novembro e fevereiro.

1 – Início

Primeiramente, é importante entender que existem diversos tipos de abacaxi que podem ser cultivados:

  • BRS Imperial;
  • IAC Fantástico;
  • BRS Ajubá;
  • BRS Vitória;

Estes são tipos mais resistentes à fusariose, a principal doença que ataca o abacaxizeiro no Brasil, podendo causar um grande prejuízo à produção. Entretanto, estas não são as opções mais escolhidas pelos produtores no país, são elas:

  • Pérola, para o consumo in natura;
  • Smooth Cayenne (Havaí), para industrialização e exportação.

2 – Propagação

A propagação da cultura pode ser assexuada ou vegetativa, sendo feita a partir de mudas filhotes ou rebentão, comuns no abacaxi Pérola e Smooth Cayenne. Outra forma de plantio pode ser feita com o uso da coroa da fruta.

A principal dica nessa etapa é garantir que as mudas fiquem um período de até duas semanas expostas ao sol, com sua base para cima, evitando o apodrecimento pós plantio.

3 – Ambiente

A temperatura ideal para o desenvolvimento da cultura é de 22 a 32°C, entretanto, o cultivo do abacaxizeiro pode ser feito sem grandes problemas em regiões que variam entre 5 e 40°C.

A principal ressalva diz respeito aos climas de extremo frio, pois a fruta não tolera geadas, sendo assim, impossível de se desenvolver.

4 – Plantio

Para o desenvolvimento natural da cultura, o mais indicado é fazer o plantio entre o fim do período seco e início do período chuvoso, embora este pode ser feito em qualquer época do ano se houver irrigação no local.

Outra dica importante para um plantio de qualidade é buscar por um solo bem drenado, com textura areno-argilosa ou leve e com um pH entre 4,5 e 5.

Além disso, é necessário haver matéria orgânica com teor superior a 1% de fertilidade, com alto teor de potássio, caso contrário, é sugerido fazer suplementação da cultura com adubação química.

5 – Espaçamento

Ao se tratar do espaçamento ideal para plantio, essa cultura exige que sejam feitas covas ou sulcos, utilizando fileiras simples ou fileiras duplas. O sistema de curva de nível é o mais indicado para terrenos em declive.

Assim, para o plantio basta colocar a muda verticalmente na cova/sulco, com um quarto a um terço de seu comprimento enterrado no solo.

6 – Cuidados

Ao se tratar dos cuidados, algumas dicas são essenciais para o melhor desenvolvimento da cultura. A adição de calcário dolomítico, termofosfato magnesiano e fontes de fósforo podem ser um bom diferencial.

Outra dica é, durante a fase vegetativa, fazer adubações com a aplicação de nitrogênio e potássio a partir do segundo mês de cultivo.

Além disso, fazer capinas ou uso de cobertura morta é um bom meio de evitar as ervas daninhas, que prejudicam e muito sua produção.

E por último, em locais de alta insolação, um mês antes da colheita, proteja os frutos com jornal, sacos de papel sem fundo ou palha seca, evitando grandes perdas.

7 – Produção

Os meses de novembro a fevereiro se destacam na produção de abacaxis, entretanto, essa colheita pode ser feita o ano todo quando utilizada as técnicas adequadas para isso, como a irrigação, por exemplo.

Aprimorando sua plantação de abacaxi com irrigação

Carretel de irrigação da IRRIGAT
Fonte: IRRIGAT | Carretel de irrigação da IRRIGAT

Você já conhece o sistema de irrigação autopropelido? Ele funciona através de um carretel, um canhão com altura regulável, uma motobomba e uma tubulação, fornecemos uma opção do sistema mais funcional e eficiente.

Perfeita principalmente para os pequenos e médios agricultores, o sistema é ideal para a plantação de abacaxi, garantindo a quantidade certa de água desde o plantio até a colheita da sua produção.