fbpx

Os benefícios da fertirrigação para as hortaliças  

Apresentaremos uma técnica prática que combina o processo de fertilização com a irrigação e falaremos um pouco de sua aplicação no plantio de hortaliças. Com a fertirrigação, é possível utilizar adubos minerais ou orgânicos, trazendo eficiência e inovação para o seu plantio.

Com ótimas vantagens para o produtor e para a plantação, a fertirrigação para as hortaliças tem vários benefícios que mostraremos neste artigo.

Esta técnica consiste na aplicação de fertilizantes junto com a água durante a irrigação, isso acelera o ciclo dos nutrientes, pois eles chegam ao solo com mais frequência, em quantidades menores e mais distribuídas.

A fertirrigação pode ser executada por meio de aspersão, microaspersão ou gotejamento. Veja os principais benefícios do uso dessa técnica na sua plantação, e sua aplicação em plantio de hortaliças.

Benefícios da fertirrigação.

A fertirrigação também permite que o produtor corrija possíveis desequilíbrios de oferta de nutrientes para as plantas durante o período de cultivo, já que a técnica possibilita um maior número de aplicações.

Esta é uma forma de adubação equilibrada baseada em cálculos que consideram a fase de desenvolvimento da planta e as condições da terra, melhorando a eficiência.

Aplicação moderada do fertilizante, evita picos de salinidade e acidez do solo, melhorando o ambiente para o desenvolvimento de micro-organismos que equilibram o ecossistema da terra.

O uso da fertirrigação de maneira adequada vem se mostrando um auxílio positivo para a sustentabilidade já que ajuda a economizar recursos naturais diversos. Citaremos alguns benefícios:

  • A fertirrigação é eficiente na distribuição homogênea dos nutrientes necessários para a plantação.
  • A redução do uso de pessoas e máquinas na adubação ajuda a diminuir custos, caso já exista um sistema de irrigação apropriado e instalado a redução de despesas é ainda maior.
  • Sem a necessidade de uso de maquinário pesado, os danos ao solo e ao próprio plantio é reduzido.
  • Aplicação de fertilizantes é possível em qualquer fase do ciclo da cultura e independente da situação climática.
  • Minimiza as perdas de nitrogênio.
  • Pode ser aplicado com defensivos, desde que compatíveis, integrando ações.
  • Evita o desperdício de água e melhora o manejo hídrico.

Todos esses benéficos são aplicáveis em qualquer categoria de cultura, seja as perenes ou de ciclo rápido, desde que observadas as particularidades de cada lavoura.

Fertirrigação para as hortaliças.

As culturas de ciclos rápidos como as hortaliças, diferente dos cultivos perenes, dão menos tempo de resposta e possuem pouco espaço para erros e correções.

Com o risco e o custo mais elevado, um controle nutricional adequado é importante para melhorar os resultados e a produtividade do cultivo.

Por isso a aplicação da Fertirrigação para as hortaliças, é altamente recomendado e ajuda a melhorar os resultados de pequenas, médias e grandes demandas rurais.

Melhorando a produtividade do cultivo, pois minimiza as perdas, melhora a qualidade do produto e facilita a recuperação do solo entre as colheitas.

Considerando o agronegócio na totalidade, os benefícios são enormes, tendo como principal ponto o fornecimento equilibrado de nutrientes e a melhora na produtividade das lavouras, benéficos para o equilíbrio ecológico e a sustentabilidade.