Adubação e irrigação: tipos, diferenças e em qual sistema usar

Adubação e irrigação tipos, diferenças e em qual sistema usar

A adubação e irrigação são fatores importantes em todo o processo de produção. Isso porque são recursos que garantem grande parte do desenvolvimento da planta e dará uma maior chance no aumento dos ganhos finais.

Aliada a adubação, a irrigação é um instrumento que dará sustentação a todo o crescimento da planta. Com a disponibilidade hídrica necessária, mais o adubo, a planta crescerá saudável e mais rápido independente do clima.

E se dissermos que podemos aliar esses dois e um único sistema, trazendo economia e eficiência de uma vez só? Conheça mais:

Tipos de adubagem

Antes de mostrarmos qual o sistema de adubação que usa irrigação, relembre os outros tipos que existem e compare as praticidades entre si:

  • Semeadura: quando o adubo é colocado, no momento da semeadura, a pouca distância abaixo da semente.
  • Pneumática: utilizada em culturas com plantio feito em espaçamento maior entre as colunas semeadas, concentra o adubo apenas na região em que a cultura ocupará.
  • Lanço: feita na superfície do solo, onde os grãos são arremessados por mãos. Com as chuvas, o adubo acaba por entrar naturalmente no solo.
  • Foliar: consiste na utilização de fertilizantes líquidos, que são misturados com água e pulverizados em cima das folhas.
  • Fertirrigação: essa é a técnica mais inovadora, em vista que depende apenas de um sistema de irrigação para ser aplicada.

Importante dizer que todos esses tipos de adubação podem ser utilizados em conjunto ou independentes um do outro. Mas atenção, o solo requer medidas precisas de minerais e nutrientes, pois o excesso também pode causar prejuízos na sua produção.

Contudo, existe um desses tópicos que merece uma atenção muito especial: a fertirrigação.

Adubação e irrigação com a fertirrigação

A fertirrigação é a aplicação de fertilizantes dissolvidos na água de irrigação. Com o Ecoirrigat, você pode fazer isso de forma prática e eficiente, garantindo que as plantas recebam a quantidade adequada de nutrientes diretamente nas raízes.

Benefícios da fertirrigação com o Ecoirrigat

  • Eficiência no Uso de Água e Nutrientes

A água e os nutrientes são aplicados juntos, o que evita desperdícios. As plantas aproveitam melhor ambos, resultando em menos perdas por lixiviação e escoamento superficial.
  • Melhoria na Distribuição dos Nutrientes:

Com o Ecoirrigat, os fertilizantes são distribuídos de forma uniforme por toda a área irrigada. Isso garante que todas as plantas recebam os nutrientes de maneira equilibrada, promovendo um crescimento homogêneo.
  • Economia de Tempo e Mão de Obra:

A fertirrigação automatiza o processo de adubação, reduzindo a necessidade de aplicação manual dos fertilizantes. Isso economiza tempo e reduz a mão de obra necessária, permitindo que você se concentre em outras atividades importantes na sua propriedade.
  • Aumento da Produtividade:

Plantas bem nutridas são mais saudáveis e produtivas. Com a fertirrigação, você pode ajustar rapidamente a dosagem de nutrientes conforme as necessidades específicas da cultura e do estágio de desenvolvimento, resultando em colheitas mais abundantes.
  • Redução de Impacto Ambiental:

A aplicação precisa de fertilizantes minimiza o risco de contaminação do solo e dos corpos d’água. Isso torna a prática mais sustentável e em conformidade com as boas práticas agrícolas.
  • Melhor Controle de Doenças e Pragas:

Plantas nutridas adequadamente são mais resistentes a doenças e pragas. Isso pode reduzir a necessidade de defensivos agrícolas, diminuindo custos e contribuindo para uma produção mais sustentável.

Veja mais sobre essa opção em nosso site e entre em contato para tirar dúvidas e saber informações mais técnicas!

Leia também em nosso blog:

Banner Blog 720x180 3
× Fale conosco aqui