fbpx

Conheça tudo sobre adubação foliar

A adubação foliar é uma ótima alternativa. Saiba mais!

Garantir que as plantas cresçam saudáveis e fortes é um grande desafio. Afinal, muitas plantações dependem de fatores que podem fugir do controle como quantidade de sol, chuva e até fenômenos meteorológicos afetam o cultivo.

Por isso, buscando ajudar no desenvolvimento dos nutrientes, é comum que haja o uso de fertilizantes. Além da aplicação direta no solo, a fertilização pode ser feita por uma prática chamada adubação foliar.

Venha descobrir o que é a adubação foliar, como ela pode ser feita, quais as vantagens e se a fertirrigação pode te ajudar a manter a plantação do seu cultivo nutrida e saudável. Acompanhe o artigo e boa leitura!

O que é adubação foliar?

A adubação é o processo de adicionar alguns fertilizantes diretamente no solo para que as plantas nasçam e se desenvolvam com uma boa quantidade de nutrientes. Mas, a adubação foliar realiza esse mesmo processo, porém diretamente na folha da planta. Ou seja, ela nutre o cultivo de um jeito mais simples que o convencional.

Nesse método, quem absorve os nutrientes do fertilizante são as folhas, por meio do estômatos e da pressão do processo de evapotranspiração. Assim, as vitaminas entram pela cutícula da folha, passando pelas rupturas de forma passiva e ativa.

Como fazer

Para realizar a adubação foliar, é possível encontrar produtos com a solução pronta para a aplicação. Nesse caso, a mistura já está quimicamente compatibilizada, garantindo a eficácia do produto e não prejudicando a sua plantação.

Atenção: não é recomendado fazer a mistura dos fertilizantes em casa, pois caso você aplique a fórmula incorretamente, corre o grande risco de matar as plantas mais sensíveis e acabar danificando as que sobreviverem.

Para garantir o sucesso da adubação foliar, a aplicação do produto deve ser feita na fase em que a planta não estiver captando tanta água. Com um bico pulverizador, o esguicho da solução não pode deixar muitas gotas, principalmente porque esse acúmulo de água quando incidindo pela luz do sol pode queimar as folhas.

Vantagens da adubação foliar no cultivo

Esse modelo de adubação pode ser utilizado em agriculturas de vários tamanhos, auxiliando todo o processo de formação e maturação da planta. Confira algumas vantagens que a adubação foliar pode trazer para a sua propriedade:

  • Ajuste nos níveis de nutrientes da planta;
  • Correção da deficiência nutricional do cultivo;
  • A adubação foliar é mais eficaz que a via solo;
  • Impulsionamento e potencialização da produtividade;
  • Maior absorção dos micronutrientes;
  • Ótimo custo-benefício; entre outros.

Qual o papel da fertirrigação na adubação foliar?

Como vimos, a adubação foliar é muito produtiva e ajuda a maximizar vários resultados. Ao escolher a fertirrigação para complementar essa prática, fica muito mais fácil ter sucesso do cultivo e alcançar toda a sua plantação de uma forma bastante simples.

Aqui na IRRIGAT, a melhor alternativa para aumentar o sucesso da sua adubação foliar é optando pelo ECOIRRIGAT! Um equipamento de fácil instalação e manutenção, o ECOIRRIGAT distribui uniformemente todos os nutrientes e ainda reduz a compactação do solo.

Ficou interessado? Clique aqui, fale com a nossa equipe e tenha o seu ECOIRRIGAT!