fbpx

 Passo a passo para aumentar sua produtividade e lucro com a plantação de milho

Tudo passa, mas o milho fica

O milho é cultivado nas américas há mais de 7 mil anos, sendo a principal dieta de vários nativos. Muita coisa mudou de lá para cá, mas o milho continua sendo um dos cultivos mais importantes do mundo. Agora, que já viu um pouquinho de história, venha conosco conferir o passo a passo para aumentar sua produtividade e lucro com a plantação de milho.

No ano de 2019 o Brasil se tornou o maior exportador de milho do mundo, embarcando 44,9 milhões de toneladas do grão para o mercado exterior.

No entanto, um mercado aquecido não é o suficiente para garantir uma boa lucratividade para o produtor. É preciso sempre estar em busca de maneiras de garantir uma boa safra.

Sistema de plantio

Um dos pontos mais importante de qualquer empreendimento é o planejamento, isso inclui as lavouras de milho.

Um bom planejamento, de preferência com consultoria especializada, pode ser a diferença entre uma safra ou safrinha de baixa rentabilidade e uma bastante lucrativa.

Nesse ponto, é fundamental considerar o tipo de manejo e o sistema de plantio, lembrando sempre que o milho precisa de um solo com bastante nutriente.

Você pode escolher entre o sistema de plantio direto ou o convencional.

No primeiro a matéria orgânica da safra anterior é aproveitada para enriquecer o solo. No caso do convencional você precisará considerar as necessidades da cultura e fazer o enriquecimento do solo.

Independentemente do sistema que escolher a oferta de água na lavoura continuará sendo outro ponto de fundamental importância.

Continue acompanhando o passo a passo para aumentar sua produtividade e lucro com a plantação de milho.

O milho precisa de água

Uma das maiores dificuldades de qualquer agricultor é ficar à mercê do clima.

Segundo pesquisa encomendada pelo Ministério da Agricultura, o estresse hídrico pode ter forte impacto na produção do milho. Dois dias sem a quantidade necessária de água durante o florescimento pode reduzir em 20% a produção. Se essa situação se estender, entre quatro e oito dias, a perda pode chegar a 50% da safra.

Por isso, é importante manter a irrigação da lavoura. Umas das melhores alternativas é a irrigação semiautomática que apresenta um baixo custo, se comparada às automáticas.

Além disso, os carretéis de irrigação IRRIGAT são de fácil manuseio, atendendo muito bem a lavouras com áreas entre 3 e 20 hectares.

Esse tipo de irrigação pode evitar que sua lavoura passe por estresses hídricos, garantindo um aumento substancial da colheita e do lucro.

Além disso como os carretéis de irrigação IRRIGAT são fáceis de transportar. É fácil manter a irrigação; mesmo ao utilizar a técnica de rodízio de lavoura, o tópico seguinte do passo a passo para aumentar sua produtividade e lucro com a plantação de milho.

Rotação da cultura

O terceiro passo é considerar a rotação da lavoura. Como os vegetais possuem diferentes necessidades nutritivas, fazer o rodízio adequado, entre culturas na mesma área, garante que o solo tenha tempo de se regenerar.

Assim, após a safra de milho, é importante uma entressafra com outra cultura, para que o solo restaure os nutrientes. Normalmente a plantação do milho é intercalada com a da soja ou do trigo.

Esperamos que nossas informações tenham sido úteis para aumentar a lucratividade de sua lavoura.