A irrigação convencional já foi um sistema muito utilizado que facilitava a vida do produtor rural e ajudava na sua produtividade. Porém, com o passar dos anos, outras tecnologias foram surgindo e favorecendo muito mais a rotina no campo, otimizando processos e agilizando o trabalho no geral na propriedade e influenciando no dia a dia do produtor rural.
Nesse caso, a irrigação por carretel como a da IRRIGAT é muito mais vantajosa do que a convencional. Mas, o que confirma isso? Quais os pontos que devemos analisar para chegar a essa decisão?
Acompanhe o artigo do blog da IRRIGAT e saiba mais sobre esse tema. Boa leitura!
O que é irrigação convencional?
A irrigação por aspersão convencional é aquela que utiliza diversos tubos e aspersores da propriedade para levar água às diferentes culturas e plantações. Elas trabalham sob pressão, com um sistema de bombeamento instalado, dando força para a água subir e irrigar o terreno.
Dentro do seu modo de funcionamento, ela pode ser instalada de forma permanente, em que são adicionadas na propriedade tubulações fixas e canalizações enterradas, ou de forma portátil, em que o proprietário consegue mover o sistema de um lugar para o outro.
Porém, nesse caso, existe o trabalho de montar e desmontar o equipamento após o seu uso, além de restringir o alcance da água, irrigando uma parte pequena e necessitando alterar o local de irrigação constantemente.
O que é carretel de irrigação?
Já o carretel de irrigação é muito mais simples de ser instalado e utilizado no dia a dia. Com um carretel enrolador, uma bobina e um canhão de irrigação, o equipamento trabalha em grande parte do tempo de forma automática.
Ao invés de distribuir canos pela propriedade, com o carretel de irrigação é preciso apenas desenrolar a mangueira, conectá-la ao carrinho aspersor e ligar o equipamento. Aos poucos, o sistema vai puxando a mangueira enquanto ela joga água pela plantação, com uma capacidade de distribuição mais abrangente e maior.
Como deu para perceber, o produtor não tem que se preocupar com o desmonte do equipamento, pois ele otimiza esse processo utilizando a seu favor cada pequeno detalhe.
A equipe da IRRIGAT realizou uma comparação prática entre esses dois tipos de sistema de irrigação. O resultado obtido foi o seguinte:
Modelo de equipamento | Irrigação Convencional | Irrigação com IRRIGATINHO |
Tempo de montagem | 17 minutos | 7 minutos |
Área irrigada | 72m x 24m | 100m x 45m |
Total | 1.728m² | 4.500m² |
Ou seja, o equipamento IRRIGAT facilita muito mais a rotina de irrigação!
Quais os benefícios que a convencional não tem?
Além dessas diferenças, separamos alguns benefícios específicos que apenas o equipamento da IRRIGAT conseguem garantir para a propriedade. Confira cada uma delas:
- Mais mobilidade para irrigar as plantações;
- Adaptável a qualquer mão-de-obra;
- Fácil manutenção e disponibilidade da equipe da IRRIGAT para auxiliar esse momento;
- Ideal para pequenos e médios produtores;
- Não precisa realizar obras ou grandes mudanças na estrutura da propriedade para instalação.
Ficou com vontade de conhecer mais sobre a IRRIGAT e todos os seus modelos de sistema de irrigação? Fale com a nossa equipe, tire as suas dúvidas e tenha na sua propriedade esse item tão importante para resultados!
Também confira nossos conteúdos no blog da Irrigat, onde abordamos diferentes temas como agricultura, irrigação e clima.