Para início de conversa, podemos adiantar que sim, a irrigação de feijão vale a pena. Mas por quê? Além de ser uma cultura de ciclo curto, o que exige uma maior atenção na quantidade de água durante todo seu desenvolvimento, a irrigação pode trazer diversas outras vantagens para a produção.
Por isso, é importante entender as exigências hídricas dessa cultura para seu desenvolvimento pleno, assim como achar o tipo de irrigação ideal para sua produção.
Exigências hídricas da cultura do feijão
O feijão possui três safras por ano, o que o deixa suscetível à sazonalidade das condições ambientais. Entretanto, as exigências para o desenvolvimento da cultura são as mesmas, variando somente de acordo com a cultivar utilizada.
Assim, a exigência hídrica da cultura começa já na fase de germinação, na qual o feijão necessita de uma lâmina mínima de água de 1,3 mm. Todavia, é no estágio V4 que a exigência por água é maior, chegando a 56 mm.
No estágio fenológico R5, com o surgimento dos primeiros botões florais, também ocorre uma demanda hídrica grande, assim como em R7, quando ocorre a formação das vagens.
Entretanto, é no outono e inverno que devemos prestar mais atenção a necessidade de irrigação do feijão, afinal, estas são épocas com maior escassez de chuvas.
As 6 principais vantagens do feijão irrigado
Com certeza existem mais vantagens no feijão irrigado do que você deve imaginar. Abaixo, as principais, que são:
- Todos os suprimentos hídricos necessários;
- Precisão no volume de água necessário, nem a mais, nem a menos;
- Segurança contra secas e geadas;
- Produção o ano todo;
- Menos desperdício de água;
- Melhora a absorção de nutrientes do próprio solo;
- Adaptável a qualquer tipo de propriedade, viabilizando o plantio do feijão.
Ainda, no caso de quem optar pela fertirrigação, também é uma vantagem o uso de dejetos animais para a fertilização da plantação de feijão.
Carretel enrolador como melhor opção para irrigação de feijão
Com diversos sistemas de irrigação disponíveis no mercado, fica difícil escolher qual poderia ser o melhor para sua produção. Para o caso dos pequenos e médios produtores, o sistema de irrigação por carretel pode ser uma alternativa mais prática e viável.
O carretel enrolador, além de ser móvel, o que permite ser instalado em pontos diferentes da mesma propriedade, também possui um sistema automático, recolhendo sua mangueira automaticamente a cada faixa.
Isso, além de garantir a irrigação correta da cultura, como a do feijão, permite que o produtor possa realizar outras atividades, otimizando tempo e investimento.
IRRIGAT é a solução para a sua cultura do feijão
Agora que você já sabe que a irrigação do feijão vale a pena e conhece o sistema de irrigação por carretel, visite o nosso site e conheça, em mais detalhes, sobre o sistema IRRIGAT e todos os seus benefícios para ajudar a sua cultura.
É a solução que você precisa para produzir o ano inteiro e não se preocupar nunca mais com fatores climáticos!
Por fim, se ficou alguma dúvida, entre em contato que nós te ajudaremos! Também confira outros conteúdos em nosso blog!