Trigo Mourisco: por que cultivá-lo?

Recipiente com grão do trigo mourisco

O Trigo Mourisco vem se tornando uma excelente opção ao trigo clássico no mercado brasileiro. Uma planta cujo grão pode ser utilizado de várias formas, inclusive como pastagem para animais.

Além das várias utilidades de seus grãos, a planta possui características de produção e desenvolvimento muito interessantes. Isso acaba gerando benefícios para os produtores ao longo do processo.

Conheça mais sobre essa cultura, que ainda não é muito conhecida, mas vem ganhando bastante espaço, características e os seus benefícios para a saúde humana e animal.

Características do Trigo Mourisco

Também conhecido como Trigo Preto, é uma planta que gera um grão mais duro em relação ao trigo normal. Tão nutritivo quanto o seu parente próximo, também produz a farinha de trigo branca que consumimos, mas sem o famoso glúten.

Além disso, também serve como pastagem de alta resistência a pragas e doenças. Ela diminui a utilização de inseticidas e herbicidas durante o processo produtivo, aliviando o impacto no solo. Atua, também, como cultura de quebra de ciclo de pragas, pois não hospeda nenhum agente nocivo.

Ademais, um ponto muito positivo, também, é a sua capacidade de atração de abelhas. Elas facilitam o processo de distribuição de pólen para outras culturas, aumentando a sua taxa de produção e desenvolvimento pleno das plantações nas proximidades.

Contudo, ao contrário do trigo comum, o mourisco gera uma semente e não um cereal. Essa semente possui uma casca consideravelmente dura e tem coloração rosa ou marrom escura, com maior resistência ao frio.

Benefícios do Trigo Mourisco

O crescimento da produção e utilização dessa cultura se dá por uma característica singular no seu grão: a ausência de glúten.

Com a crescente preocupação com a saúde e alimentação saudável, hoje em dia há uma grande procura por alimentos mais saudáveis. Com isso, a ausência do glúten na alimentação acaba sendo um fator bem importante no mercado.

Por outro lado, na alimentação animal temos uma grande unanimidade. A cultura garante uma alta taxa nutricional tanto no consumo da gramínea natural quanto seca, bem como de seus grãos, principalmente no inverno.

Em vista da sua alta taxa de resistência ao frio, ela tem crescimento maior que o milheto e aveia, outras opções de alimento para animais no inverno, além de contar com taxas nutricionais maiores que estas.

No entanto, no frio, o mourisco precisa de um sistema de irrigação que distribua de maneira eficiente o volume de água necessário, até para evitar o congelamento da produção, o que é muito corriqueiro nessa época do ano.

Para isso, o ideal são os modelos de irrigação por aspersão, em especial o carretel de irrigação, que é um sistema mais viável (custo-benefício) para pequenos e médios produtores.

Em suma, ele dispensa mão-de-obra especializada para a operação e manutenção, assim como não precisa de obras para instalação e manutenção.

Conclusão

O Trigo Mourisco não só é um cultivo atrativo por questões comerciais (diferenciais que atingem o público focado em alimentação saudável), mas também atende bem aos criadores e suas características são adaptáveis a diversos cenários.

Banner Blog 720x180 3
× Fale conosco aqui