Tornar uma propriedade rural sustentável é o grande desafio dos agricultores. Graças a tecnologia e aos estudos realizados nessa área, por conta da importância que tem sido dada a sustentabilidade, já existem algumas soluções para estas questões desafiadoras.
Nessas dicas para tornar a sua propriedade sustentável, você verá que algumas delas demandam mais tempo e planejamento para implementação. Já outras são mais práticas e dependem mais do quanto você está disposto a investir na estrutura da sua propriedade.
Área de preservação para uma propriedade rural sustentável
Uma das alternativas mais modernas é definir uma área de preservação permanente (APP) na propriedade. Além de ser útil e sustentável, faz parte da legislação vigente, referente ao código florestal brasileiro.
Essa área tem a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade.
Na prática, são áreas naturais intocáveis das propriedades, que não podem ser usadas para exploração econômica. Geralmente, são utilizadas para este fim as áreas de várzea, como córregos, rios e nascentes.
O restante da área pode ser dedicado ao sistema produtivo, que é onde se produz, de fato, as culturas. Isso tudo faz parte de um planejamento para o manejo sustentável das propriedades e gera o equilíbrio necessário entre exploração e preservação para o meio ambiente.
Você pode ver, com detalhes, como deve ser feita a área de preservação nesse link, que é uma Cartilha do Código Florestal Brasileiro.
Captação da água da chuva
Além de dar utilidade a uma água que provém naturalmente do ambiente, captar a chuva combate a falta de água em períodos de seca, estiagem ou maior necessidade. Dessa forma, os recursos naturais não são exageradamente utilizados, economizando-os de modo sustentável.
Cada propriedade rural pode adotar o melhor método para fazer essa captação, mas as mais comuns são as cisternas, calhas ou tanques escavados. Tudo depende do espaço disponível e dos recursos para o tratamento posterior da água captada.
De qualquer forma, a vantagem é o fato da água ser praticamente potável, sendo necessário pouco tratamento. Além de ter fácil captação e armazenagem, independentemente do sistema escolhido.
Depois do processo, a água da chuva pode ser utilizada para alimentação dos animais, para a irrigação das plantas e até mesmo para outras funções da propriedade, como a limpeza de máquinas e ambientes.
Fertirrigação
A fertirrigação é, na prática, o reaproveitamento dos dejetos animais (fertilização), combinada com a irrigação (água). É uma técnica que ajuda a otimizar os recursos, pois já leva os nutrientes ao solo na hora da rega.
Dessa forma, não é necessário que o processo seja feito em duas etapas e mais energia e água sejam gastas. Quando usada no solo certo, traz grandes benefícios ao meio ambiente e torna a propriedade mais sustentável.
Saiba mais sobre esse método em nosso post com os 4 motivos para adotar a fertirrigação!
Pronto para deixar sua propriedade rural mais sustentável?
Siga nossas dicas e garanta o bem para o meio ambiente e para a sua plantação. Outra dica é acompanhar o nosso blog para estar sempre por dentro das novidades sobre irrigação e tecnologia no campo. Até mais!