fbpx

Plantio de sorgo: 4 informações importantes para você saber!

Plantação de sorgo

Segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o Brasil ocupa a 9ª posição no ranking dos maiores produtores da cultura na safra 2020/21. O plantio de sorgo tem ganhado cada vez mais espaço entre os produtores brasileiros por conta da sua versatilidade e seu potencial econômico.

Por isso, trouxemos 4 informações importantes que você precisa saber se está interessado em começar a cultivar essa cultura.

1 – Características do sorgo

O sorgo é um cereal bastante versátil, podendo ser usado tanto na alimentação animal quanto na humana, assim como, é também a matéria-prima para a produção de etanol, biomassa e vassouras.

Além disso, o malte de sorgo tem sido muito explorado na produção de cervejas, pois este é um cereal que não contém glúten.

Sendo uma planta da família das Poaceae, seu sistema radicular pode atingir 1,5 metro de profundidade, sendo 80% das raízes encontradas nos primeiros 30 cm do perfil do solo.

2 – Tipos de sorgo

A espécie Sorghum Bicolor é classificada agronomicamente em 5 morfotipos:

Granífero

Sendo o tipo de sorgo com maior expressão econômica, os graníferos têm os grãos como principal produto, que são empregados na agroindústria de rações e silagem.

Biomassa

Utilizado para a geração de energia, esse tipo de sorgo apresenta rápido crescimento e grande porte, além de que sua propagação por sementes facilita a implantação de lavouras.

Forrageiro

Utilizado para pastejo e corte verde na alimentação animal, o tipo forrageiro também é consumido na silagem. Além disso, esse tipo pode ter dupla aptidão, ou seja, tem potencial para a produção de forragem e grãos.

Para o sorgo forrageiro é possível usar técnicas de irrigação de pastagem, melhorando ainda mais a qualidade da produção.

Sacarino

O sacarino é um dos tipos mais versáteis de sorgo, podendo ser na produção de etanol no entressafra, ou até utilizado como forrageiro, produzindo silagem de alta qualidade.

Além disso, o sacarino é usado para a produção de uma famosa bebida alcoólica chinesa, chamada de “Baijiu”, que representa ⅓ dos destilados consumidos no mundo.

Vassoura

Como o próprio nome já diz, esse tipo de sorgo é utilizado na fabricação de vassouras de melga ou caipira, como são conhecidas. Geralmente são produzidas em pequenas áreas, como forma de complementar a renda familiar.

3 – Condições para o plantio de sorgo

O sorgo exige climas quentes, preferencialmente acima de 21°C e tem o seu melhor desenvolvimento em solos bem drenados e profundos, com acidez e fertilidade corrigidas, e pH entre 5,5 e 6,5.

4 – Irrigação para sorgo

Segundo a Embrapa, a cultura do sorgo consome em média de 380 a 600 mm de água durante todo seu desenvolvimento, tendo uma boa tolerância ao estresse hídrico. Todavia, vale lembrar que o déficit de água pode comprometer a produção, sendo essencial a adoção de técnicas de irrigação.

IRRIGAT para o plantio de sorgo

Como pudemos observar, mesmo com a boa tolerância ao estresse hídrico que essa cultura possui, os períodos de seca podem afetar negativamente a produção. Por isso, contar com um sistema de irrigação para pastagem é uma boa alternativa, já que se assemelham.

👉 Saiba mais sobre a melhor irrigação para o sorgo: leia em sistema de irrigação IRRIGAT,  uma ótima alternativa para garantir a eficácia do plantio de sorgo.