Irrigação semi-automática: uma solução mais acessível e prática

Irrigação semi-automática uma solução mais acessível e prática

Os sistemas semi-automáticos para irrigação estão ficando mais conhecidos entre os agricultores, principalmente entre aqueles que buscam por soluções mais viáveis. Isso porque são opções que facilitam o dia a dia e dispensam diversos tipos de custos, como manutenção, implementação e outros.

Por isso, trouxemos mais detalhes sobre as opções semi-automáticas e exemplificamos tudo com nossa própria solução, o Irrigat. Veja:

O que é um sistema de irrigação semi-automático?

Um sistema de irrigação semi-automático é aquele que precisa da mão-de-obra humana em algum momento do processo para que ele ocorra como deve ser. Um bom exemplo disso é o nosso carretel de irrigação, o Irrigat, que entra nessa categoria, pois:

  • O produtor precisa posicionar o carretel no ponto de partida da irrigação, ou seja, de onde ele deseja que o sistema comece a irrigar;
  • Feito isso, o sistema puxa automaticamente o carrinho aspersor, sem precisar da interferência do produtor durante o processo;
  • Após, é necessário guardar o carretel ou colocá-lo em uma nova faixa de irrigação.

Quais as vantagens de investir no sistema semi-automático?

Os sistemas 100% automatizados são os que demandam maior investimento no mercado, além de um profissional especializado para as manutenções frequentes. Sendo assim, essas opções acabam não sendo tão acessíveis a médios produtores e praticamente impossíveis para os pequenos.

Já os sistemas semi-automatizados, como o Irrigat, nasceram com a proposta de levar um melhor custo-benefício a esses produtores e expandir a irrigação para esse público. E entre os motivos de sua viabilidade, temos:

  • A manutenção pode ser feita pelo próprio produtor;
  • O sistema é móvel e pode ser colocado em qualquer área da propriedade a ser irrigada;
  • Pode ser usado em pastagens, também;
  • Não precisa de obras para instalação;
  • Por ser livre de canos, não impede o tráfego de máquinas em nenhum momento.

E essa solução serve para qualquer tipo de cultivo?

O Irrigat é um sistema muito democrático e adaptável a, praticamente, todos os tipos de cultivos. Os únicos que destacamos como não aplicáveis tão facilmente é para pomares, estufas, cafezais e parreirais.

Mas, entre os nossos clientes que adquirem o Irrigat, os cultivos mais comuns que vemos são soja, milho, fumo e hortifrutigranjeiros, além das pastagens.

Onde posso saber mais sobre o Irrigat?

Abaixo, trouxemos uma curadoria de conteúdos, feitos por nós mesmos, que trazem diversas curiosidades e informações importantes para quem quer conhecer nosso sistema. Confira:

Banner Blog 720x180 3