Desafios de cultivar em períodos de geada

Desafios da geada

As baixas temperaturas podem impactar negativamente o crescimento e a saúde das plantas, resultando em danos significativos às colheitas. No entanto, com medidas adequadas e práticas de manejo, é possível mitigar os efeitos adversos da geada e manter a produção agrícola.

Por isso, hoje, exploraremos os principais desafios enfrentados pelos agricultores ao cultivarem durante em períodos muito frios e mostraremos dicas rápidas para superar essas adversidades, garantindo o sucesso e a sustentabilidade dos cultivos em condições climáticas desafiadoras.

Danos às plantas

Danos as plantas
Fonte: Freepik

A geada pode congelar e danificar as extremidades e faces das plantas, como folhas, flores e brotos. Ou seja, no melhor dos casos, você vai enfrentar uma redução no crescimento do cultivo e, por consequência, baixa produtividade. Agora, no pior dos cenários, uma geada pode levar à perda total de uma plantação.

Sendo assim, algumas boas práticas para evitar os danos da geada:

Tenha cultivos mais resistentes à geada

Opte por variedades de plantas que sejam conhecidas por serem resistentes ao frio, pois são capazes de sobreviver até em longos períodos de geada.

Proteja os cultivos que são mais sensíveis

Recorra a algumas práticas que protegem plantas da geada, como a irrigação, responsável por derreter a camada de gelo que se forma nas folhas e é um recurso que pode ser usado diariamente.

Congelamento do solo

A geada também pode congelar o solo, o que dificulta a absorção de água e nutrientes pelas raízes das plantas.

Faça a irrigação com frequência

Irrigação na geada
Fonte: Irrigat

Antes de uma geada, é importante garantir que as plantas estejam bem irrigadas, já que isso ajuda a evitar a desidratação das raízes durante os períodos de congelamento do solo. E, durante a geada, como mencionamos, é importante manter a rega frequente para derreter as camadas de gelo antes que elas queimem e danifiquem as folhas.

Você, que ainda não tem um sistema para irrigar seus cultivos e se proteger da geada, veja qual é a melhor irrigação para pequenos produtores e implemente já a sua.

Aplique cobertura morta

Adicionar uma camada de cobertura morta ao redor das plantas, como palha ou folhas secas, ajuda a isolar a terra e a evitar o congelamento excessivo. Além disso, também é uma boa prática para reter a umidade no solo.

Mudanças nas condições de crescimento

Como um período de geada geralmente indica uma mudança nas condições climáticas, como uma transição para o inverno ou um clima mais frio, é possível se planejar previamente.

Planeje o plantio

Conheça as datas médias de início da geada em sua região e planeje seu calendário de plantio de acordo. Por exemplo, com esse planejamento, é possível se programar para plantar espécies sensíveis à geada antes ou depois do pico de frio, para que a temporada de crescimento, a mais sensível, não corra riscos.

Banner Blog 720x180 3