A ILPF (integração lavoura-pecuária-floresta) é um dos assuntos com mais destaque nos últimos tempos. Em quase todos os debates sobre o agronegócio, o tema está em voga para troca de ideias sobre a importância desse sistema na agropecuária nacional.
Afinal, se trata de uma estratégia que beneficia: o produtor (em aspectos econômicos), a sociedade e o ambiente (ao propor a preservação e a conservação do meio de plantação por mais tempo) e a melhora da produtividade no campo.
Porém, ainda há certa carência de informações sobre a irrigação nestes debates sobre a ILPF. É preciso ressaltar ainda mais o impacto positivo que a agricultura irrigada traz para esse sistema.
É importante lembrar que a irrigação na agropecuária é uma prática que possibilitou a otimização da produção de alimentos no mundo todo. Além disso, também trouxe outros benefícios, como o aumento da produtividade, lucratividade e mais oportunidades de emprego e crescimento do mercado.
Falamos isso porque a ILPF não precisa, necessariamente, de um sistema de irrigação – e é isso que faz com que o produtor permaneça em uma zona de conforto, perdendo os benefícios que somente a agricultura irrigada poderia oferecer para a integração. Alguns exemplos:
- É uma medida de segurança contra períodos de seca e estiagem, o que garante a produtividade durante o ano todo;
- Por causa dessa segurança, a irrigação na ILPF também permite que o planejamento (plantio, colheita e rotação) sejam seguidos conforme o estabelecido, sem imprevistos climáticos;
- Melhora a absorção de nutrientes através da fertilização, consequentemente melhorando a qualidade do produto;
- Diminui os riscos nos investimentos em culturas mais “caras” de serem mantidas, justamente pela segurança climática e potencialização da fertilização;
- Potencializa a preservação do solo na ILPF, principalmente se tratamento de erosão e compactação.
Veja os benefícios dos agregados do solo e como evitar a compactação
Como escolher o sistema de irrigação para a integração lavoura, pecuária e floresta?
Ao planejar o seu sistema ILPF, é importante incluir a irrigação nele. Ou, se você já implementou a integração em sua propriedade, mas ainda não é um adepto da irrigação, o ideal é pensar na possibilidade o quanto antes.
Mas, como escolher o melhor sistema?
Cada sistema de irrigação é indicado para uma área ou cultivo diferente. Para saber qual é a mais indicada para o seu caso, leia o guia que publicamos aqui no blog sobre as técnicas de irrigação mais utilizadas no Brasil e quando são indicadas.
Para a ILPF, um sistema que tem chamado a atenção dos produtores é a fertirrigação. Isso porque esse tipo de irrigação aproveita os dejetos de animais para promover a adubação junto a hidratação do solo e das plantas.
Para pequenos e médios produtores, o sistema de fertirrigação por carretel tem se mostrado muito eficiente e com baixo risco de investimento. É um modelo que possibilita a área livre para mobilidade de equipamentos e mão-de-obra, livre de tubulações.
Também é um sistema móvel e automático, que otimiza o tempo do trabalhador para outras funções na ILPF. Existem outros benefícios desse sistema e você pode ler mais sobre a fertirrigação por carretel, aqui.