A fertirrigação é uma técnica que vem se tornando cada vez mais popular entre quem busca formas de garantir um plantio de qualidade otimizando recursos. Ela consiste na aplicação da adubação aliada à irrigação, levando os nutrientes ao solo durante a rega. É uma técnica que junta duas práticas benéficas e muito importantes para o desenvolvimento saudável dos cultivos, além de oferecer um ótimo custo-benefício aos produtores rurais.
Nós já falamos sobre como funciona a fertirrigação aqui no blog da Irrigat e, hoje, vamos falar sobre os principais motivos para você adotar de uma vez por todas essa prática no seu plantio. Confira!
Redução da compactação do solo
Quem trabalha com plantação sabe que o maquinário necessário para os mais diversos processos, como os tratores e distribuidores, é bastante pesado e pode causar prejuízos ao solo. Como eles passam muitas vezes em meio às plantas, acabam gerando um processo de compactação, no qual o solo perde a sua porosidade (vincos), que é um importante meio de entrada para a água e os nutrientes. No entanto, com a fertirrigação isso é reduzido, pois elimina a necessidade de maquinários pesados para a adubação, que passará a ser feita no mesmo processo da rega.
Maior controle dos nutrientes
A fertirrigação é conhecida por ser uma técnica de manejo de irrigação mais racional, em que os nutrientes são aplicados conforme a necessidade do solo. As aplicações são menores, mas mais frequentes, acompanhando todo o ciclo de produção e colheita, repondo os nutrientes necessários para garantir que o solo se mantenha saudável nos próximos cultivos.
Diminuição das perdas por lixiviação
Um dos principais benefícios da fertirrigação é a diminuição da perda de nutrientes, geralmente causada pela lixiviação, em que o solo acaba tornando-se, muitas vezes, infértil. Em casos de regiões muito chuvosas, em que há uma perda maior de sais minerais, a fertirrigação torna-se uma importante aliada na manutenção dos nutrientes.
Menores custos na produção
E, claro, um dos principais motivos para começar a adotar a fertirrigação nos seus cultivos é o impacto econômico positivo que essa técnica promove. São mudanças que começam desde a utilização dos insumos, que se torna mais controlada (necessitando menos fertilizante, por exemplo) e otimizada (aplicando-se apenas quando e onde necessário), e vai até à necessidade de menos maquinário e, consequentemente, reduzindo os custos com mão de obra.
Indo para a outra ponta do cultivo, temos também benefícios na colheita, já que há uma grande redução nas perdas e uma produção de maior qualidade.
Esses são apenas alguns dos motivos pelos quais muitos produtores estão incluindo a fertirrigação nos seus negócios, mas existem muitos outros benefícios sobre os quais você pode ler no blog da Irrigat. Aproveite e leia também esse conteúdo sobre o que é forragem! Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre a fertirrigação e adote-a no seu negócio. Estamos a disposição para ajudar você com qualquer dúvida!