Escoamento de produção: se você enfrenta esse problema, veja 8 soluções

Mão deixando cair vários grãos para representar o escoamento de produção.

O escoamento de produção, também conhecido como escoamento de safra ou grãos, é o processo de venda e transporte de diferentes produtos produzidos no campo.

Atualmente, aqui no Brasil, esse é um dos grandes problemas para os produtores, pois a malha viária não consegue suprir toda a necessidade. Esses transtornos trazem consequências enormes, aumentando os custos de transporte das produções e afetando a renda de todos os produtores agrícolas.

Acompanhe a seguir 8 soluções para diminuir o escoamento da produção e tenha uma ótima leitura!

1 – Infraestrutura de transporte

A solução mais importante para o escoamento de grãos é a melhora na infraestrutura do transporte, principalmente o rodoviário. Esse meio de deslocamento aumenta o valor dos produtos comercializados e é necessário que haja mais zelo com as estradas, recapeando vias, sinalizando de maneira correta e mais qualidade nas rodovias no geral.

2 – Acesso aos mercados

Os mercados são ótimas fontes de renda que costumam ter grandes demandas para a produção agrícola. Ao ter acesso a essa possibilidade, o escoamento de produção diminui e a produtividade pela venda aumenta, ajudando na renda dos pequenos e médios produtores.

3 – Logística de armazenamento e distribuição

Com atrasos e grandes custos, o lavrador ainda corre o risco de perder sua produção pela demora na chegada aos mercados e fábricas. Pensando de maneira estratégica e criando uma logística de armazenamento, a distribuição é mais organizada, tendo chances de prevenir riscos, eventuais problemas e evitando o escoamento de produção.

4 – Parcerias e cooperativas

Ao estabelecer parcerias com cooperativas, o agricultor tem mais chances de vender seus produtos para sociedades, aumentando a chance de vender a novos consumidores. Esse movimento ajuda a comercializar a produção com preços melhores.

5 – Estratégias de marketing

As estratégias de marketing são ótimas para conversar com diferentes clientes nos mais variados canais. Adotar essa medida é uma excelente escolha, facilitando a comunicação com os mercados brasileiros ou internacionais, crescendo as possibilidades de negócio e lucro.

6 – Desafios regulatórios e de conformidade

Para que os problemas de escoamento dos grãos sejam menores, é importante que os produtos estejam seguindo todas normas e regulamentações necessárias. Tenha sempre essas informações atualizadas para que sua carga não seja embargada e você não seja prejudicado.

7 – O papel das políticas públicas

Outro ponto importante e relevante para que não haja o escoamento da produção é cobrar o papel das políticas públicas para ajudar no processo de transporte das cargas.

Procure saber quais as melhorias programadas, quais os pontos de atenção e encontre os órgãos responsáveis para pressionar, a fim de ter mais informações claras em relação aos benefícios esperados.

8 – Planejamento da irrigação

Plantação com Irrigat
Fonte: Irrigat

Para garantir o sucesso e saúde da sua produção, tenha um planejamento de irrigação. A irrigação é um processo essencial para que todas as sementes se desenvolvam com saúde e sua plantação tenha uma maior durabilidade no transporte, mesmo em situações de escoamento.

Você sabia que pequenos e médios produtores podem fazer irrigação com equipamentos de qualidade? A Irrigat é especialista nesse tipo de maquinário, contando com diferentes modelos para as mais variadas extensões de hectares.

Venha conhecer a Irrigat e ter um sistema de irrigação por carretel completo!

Banner Blog 720x180 3