Como deixar a pastagem irrigada para gado leiteiro adequadamente? Quais os maiores benefícios dessa prática para os animais e toda a sua propriedade? Venha saber mais sobre todos esses detalhes e adicionar um sistema de irrigação na sua pastagem hoje mesmo, gerando maior produtividade e mais lucro no seu bolso independente do clima.
O cenário do gado leiteiro no Brasil
A produção de leite no Brasil é bastante significativa. Em 2020, o país produziu cerca de 26,7 bilhões de litros de leite, e o número de vacas leiteiras era de aproximadamente 21,5 milhões, de acordo com dados do IBGE. O Brasil é um dos maiores produtores de leite do mundo, com uma indústria leiteira bastante desenvolvida em várias regiões do país.
A importância da pastagem irrigada para gado leiteiro
Algumas propriedades brasileiras têm como prioridade o cuidado com o gado leiteiro. Com isso, dentro de todas as precauções e necessidades, a alimentação é um dos pontos mais importantes para que os animais fiquem saudáveis.
A forragem é um dos alimentos mais ricos nutricionalmente, pois existem diversos tipos de pasto que são essenciais para a dieta das vacas leiteiras. Assim, esse tipo de pasto proporciona uma alimentação balanceada, que deixa a saúde dos animais mais forte.
Dentro disso, para que as culturas se desenvolvam e cresçam, a água é a maior aliada dos produtores. Os períodos de chuva podem até ajudar a deixar a terra hidratada, porém, a melhor alternativa para o cultivo de pastagens e outros tipos de plantas é a utilização da irrigação.
Benefícios da irrigação e como isso se reflete na alimentação
Com a irrigação no pasto, você como proprietário possui mais produtividade de forragem, garantindo o alimento para o gado leiteiro durante todo o ano. Com mais liberdade, é possível realizar a semeadura em diferentes épocas do ano e aproveitar todo o espaço disponível para plantação.
Outros benefícios de irrigar o pasto são:
- Maior retorno, já que possui mais forragem disponível;
- Não sofrer impacto no desenvolvimento do pasto durante os períodos secos e de estiagem;
- Possibilidade da adubação em qualquer período;
- Redução de custos da produção;
- Diminuição do uso de suplementos alimentares para o gado leiteiro;
- Alimentação do gado por pasto durante todo o ano.
A criação extensiva, que é o uso apenas da pastagem natural como alimentação do gado, é muito mais sustentável. Com um ótimo custo-benefício, ela faz o gado depender menos de outras substâncias para ficar forte e com a saúde em dia, o que também é refletido na qualidade do leite e sua comercialização.
Produtividade aliada a irrigação
Com a irrigação, é você que manda quando, quanto e onde a água alcançar e ajudar a desenvolver as sementes. Para deixar ainda mais simples o processo de levar água no pasto para o gado leiteiro, conte com a IRRIGAT!
Desenvolvemos equipamentos para irrigação de pequenos e médios produtores, sendo nossa principal tecnologia o carretel de irrigação que leva água por aspersão. Essa técnica simula a chuva e consegue irrigar uniformemente diferentes espaços da pastagem.
Acesse nosso site e saiba mais sobre os produtos para irrigação assinados pela IRRIGAT!