Você já sabe a importância da irrigação para que as lavouras mantenham-se saudáveis, produtivas e mais sustentáveis. Mas, no mercado já existem diversas formas de irrigar uma plantação e muitas vezes possa haver dúvidas de qual o melhor tipo para a sua. Se você é um pequeno agricultor, viemos indicar a irrigação ideal para a sua lavoura.
Irrigação por aspersão
Indo direto ao ponto, vamos já revelando qual é a melhor irrigação para pequenos agricultores: a irrigação por aspersão. Além de ser o método mais conhecido e considerado tradicional pelos agricultores, é o com melhor custo-benefício para pequenas e médias propriedades.
Entenda porquê ela é melhor opção para sua plantação:
Fácil adaptação
Seja falando de cultura, de solo ou de condições topográficas, a irrigação por aspersão é a mais adaptável para qualquer variação. Justamente pela forma como ela é realizada, com jatos de água, é possível utilizar em qualquer plantação.
Eficiência de distribuição
Quando bem projetado, o sistema por aspersão consegue atingir eficiência de distribuição da água de até 80%, um ótimo número comparado com outros sistemas. Isso auxilia na economia de água e garante a qualidade da plantação!
Custo-benefício
Para as propriedades médias ou pequenas, com até 10 hectares, o melhor custo benefício encontra-se neste tipo de irrigação. Isso porque o sistema já consegue ser instalado em áreas de 500 metros quadrados.
Possibilidade de automatização
O agronegócio está dando cada vez mais espaço para a tecnologia e a automatização dos sistemas de irrigação é um dos reflexos disso. É por isso que consideramos essa possibilidade uma vantagem: o sistema por aspersão não fica para trás quando se fala de modernização das lavouras.
Tipos de irrigação por aspersão
Mesmo os sistemas de irrigação por aspersão podem ser classificados conforme a forma que funcionam. O mais conhecido é o método convencional, que divide as áreas por subáreas e possibilita que os sistemas sejam portáteis, móveis ou fixos, dependendo do grau de movimentação no campo.
Também existe o sistema autopropelido, com aspersor do tipo canhão e mangueira de alta pressão. E ainda se tem o sistema de pivô central, onde a movimentação acontece de forma circular e com motores individuais. Para áreas médias e pequenas, no caso, o sistema autopropelido é o mais indicado.
Carretel de irrigação
Agora que você já sabe que a irrigação por aspersão é a melhor para a sua lavoura, é preciso encontrar o melhor fornecedor. Nossa dica é que você conheça o carretel enrolador, que traz soluções em produtividade e lucratividade.
Esse é um sistema de irrigação autopropelido e a modernidade do equipamento móvel permite que o campo fique livre de tubos e possa ser instalado em diversos pontos diferentes.
Com fácil instalação e manutenção, você também garante um manejo sem grandes exigências e conta com um sistema que recolhe a mangueira automaticamente após a irrigação acontecer em cada faixa.
Com essas dicas ficou mais fácil entender qual é a melhor irrigação para pequenos agricultores Compartilhe suas opiniões e ideias nos comentários, que ficaremos a disposição. Sucesso na sua plantação e até a próxima!