fbpx

O uso da tecnologia no campo e o futuro da agricultura brasileira

Veja como a tecnologia no campo está transformando o Brasil

A tecnologia vem mudando a rotina de muitas pessoas, inclusive no campo. A presença de máquinas que auxiliam na plantação e colheita otimizam muitos processos, aumentando a eficiência e entregando grandes números para a agricultura no geral.

Mas, o que atualmente está sendo utilizado de tecnologia no campo? Quais os benefícios a curto e longo prazo? E, diante dessas vantagens, como podemos encarar o futuro da agricultura no Brasil? Acompanhe esse artigo para saber as respostas dessas perguntas e saber quais os próximos passos a seguir. Boa leitura!

Tecnologia no campo

É no campo que se encontra grande parcela da economia brasileira. A produção de grãos vem se expandindo para diversos estados do país e a criação de gado se intensificou nos últimos anos. Junto com uma agricultura mais sustentável, a tecnologia do campo já é uma realidade para muitos produtores.

Além de cuidar da terra e utilizar mais recursos naturais, o investimento traz uma redução dos custos de produção a longo prazo. O que pode ser muito benéfico ao se ter um gestor que identifica problemas e toma decisões mais acertadas a fim de cuidar de todas as etapas do negócio.

Veja algumas tecnologias no campo que podem melhorar a sua produção e te ajudar a aumentar a eficiência de seu plantio:

Carretel de irrigação

Um dos equipamentos mais versáteis, o carretel de irrigação é uma tecnologia que o campo adotou e pode ser utilizada para irrigar diversos tipos de culturas, independente do tipo de solo. Com esse carretel, você tem um melhor aproveitamento da água, já que ela é aplicada precisamente no local desejado.

Drones

Os drones costumam ser muito usados para diversão, mas no campo essa tecnologia proporciona resultados muito importantes. Esse equipamento ajuda a fazer uma análise de solo, mapear safras, monitorar e gerenciar a irrigação, além de possibilitar a pulverização de safras e as localizadas. Ou seja, otimiza um tempo valioso e permite localizar problemas de uma forma mais simples e rápida.

Conectividade

Estar atento às inovações é estar conectado com as tecnologias que surgem a cada dia. Ao se manter conectado, é possível exercer uma agricultura de precisão e agregar informações como localização, previsão do tempo, dados do solo e das máquinas. Isso ajuda toda a cadeia de produção, possibilitando planejar todas as suas ações e aproveitar o melhor que as tecnologias do campo podem trazer.

Máquinas autônomas

A robótica na agricultura está se mostrando como uma ótima maneira de facilitar processos e otimizar o trabalho no campo. As máquinas autônomas são controladas remotamente por telemetria. Nos Estados Unidos, por exemplo, já é possível que um motorista controle duas máquinas ao mesmo tempo.

Fertirrigação

O sistema de fertirrigação é uma das tecnologias no campo que já é bastante utilizada aqui no Brasil. Além de gerar economia, é possível ter um impacto menor e menos danos físicos à cultura com esse tipo de processo. Só com a fertirrigação é possível administrar de maneira eficiente a quantidade de nutrientes aplicada no solo.

Conheça mais sobre a fertirrigação clicando aqui!

Benefícios

Todos esses equipamentos são uma forma de melhorar a sua relação com a produção e aumentar a produtividade no geral. Veja alguns benefícios que a tecnologia implantada no campo pode trazer para você:

  • Reduz o desperdício;
  • Mais eficiência e produtividade dos processos;
  • Reduz os custos de produção;
  • Coleta mais dados, o que auxilia na estratégia utilizada no cultivo;
  • Aumenta consideravelmente a rentabilidade e o lucro, entre outros.

Futuro da agricultura

Diante dessas tecnologias, o futuro da agricultura brasileira se molda diante de uma grande mudança socioeconômica. As culturas sustentáveis estão ganhando cada vez mais destaque e esse sistema de produção agrícola vem se mostrando mais forte.

Outro fator que influencia diretamente em diversos aspectos, são as mudanças climáticas. Junto com a agricultura mais sustentável, essa é uma preocupação muito importante e a fusão de ciência e tecnologia no campo ajudam os cultivos a não serem afetados negativamente.

Diante disso, é importante que você esteja atualizado quanto às tecnologias do campo e entenda a importância dessas mudanças. Tais modificações estão ditando o futuro da agricultura e já são sinônimo de economia, eficiência e produtividade.

Gostou desse artigo? Continue em nosso blog para ler mais conteúdos como esse!