De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o equivalente a 33% do solo de todo o mundo está degradado. A degradação do solo é um problema que pode ter várias causas diferentes:
- Uso do fogo para a renovação das culturas;
- Ausência de adubação, o que não renova o recebimento de nutrientes;
- Práticas inadequadas no manejo das plantas;
- Erosão;
- Chuvas excessivas;
- Desmatamento;
- Compactação;
- Problemas químicos como a salinização e a acidificação.
Somente a erosão, por exemplo, elimina de 25 a 40 bilhões de toneladas de solo fértil por ano em todo o planeta, o que reduz a produtividade das culturas e a capacidade do solo de armazenar carbono, nutrientes e água.
Principais causas da degradação do solo
A vegetação que está sob o solo é a principal responsável pela circulação de todos os nutrientes que chegam ali. Quando há um desmatamento na área, a terra fica bastante exposta, desprotegida e também mais suscetível à ação de pragas e outros problemas como a degradação.
Já a erosão é um processo natural do solo, causado por eventos naturais como a chuva, vento, mar e a ação do sol. Entretanto, a erosão também pode ser intensificada pela ação humana.
A salinização é caracterizada como o acúmulo de sais minerais no solo, geralmente proveniente da água da chuva ou do mar, ou na própria água utilizada na irrigação da agricultura.
A ação humana também tem um importante papel na degradação do solo. O tráfego de máquinas agrícolas pesadas ou de tratores, ou o próprio pisoteio do gado causa atrito e pressão contínua sobre o solo, o que reduz a sua porosidade e permeabilidade. Esse processo chamado de compactação pode ser evitado observando um maior cuidado com o solo.
Como identificar os primeiros sinais de degradação
É possível identificar alguns “sintomas” quando o seu solo está perdendo qualidade:
- Aparecimento de ervas daninhas no meio da plantação;
- Perda de peso do gado, no caso da pecuária;
- Erosões em locais específicos;
- Falta de umidade.
Assim que você perceber esses primeiros sinais, contrate uma equipe especializada para executar um diagnóstico completo da área.
Principais soluções para a degradação do solo
Felizmente, existem alguns métodos que você pode adotar para evitar ou diminuir este problema. Um deles é plantar o seu produto em curvas de nível, realizando o cultivo das plantas em linhas de uma mesma altura, no sentido do fluxo de escoamento da água. O plantio em níveis cria alguns obstáculos para a descida da água, o que diminui a velocidade de descida das partículas do solo.
Um bom sistema de irrigação é outra solução adequada para este problema, já que controla a quantidade de água distribuída no cultivo. Dessa forma, o solo da sua propriedade não sofre com a seca excessiva ou a falta de nutrientes e também recebe a quantidade de minerais na medida certa, evitando a salinização.
Agora, o próximo passo é escolher qual o método de irrigação que se encaixa melhor para a sua situação. Acesse o nosso conteúdo Sistemas de irrigação: conheça 3 tipos. Qualquer dúvida, entre em contato com a equipe da Irrigat! Até o próximo post.