A plantabilidade ainda é um termo desconhecido por diversos produtores. Em contrapartida, é uma prática muito importante para ajudar na produtividade de um cultivo, assim como na saúde da fase inicial de desenvolvimento.
Hoje, vamos explicar o que é a plantabilidade, como aplicá-la em seus plantios, além de outras informações relevantes para o assunto.
O que é plantabilidade e sua importância no desenvolvimento
Plantabilidade é a forma ideal de depositar as sementes na terra, respeitando os espaçamentos indicados para cada planta e de forma com que o resultado final seja homogêneo.
Isso porque, quando há a má distribuição longitudinal das sementes, as plantas crescem com deficiência em diversos aspectos, por conta da absorção de água, luz e nutrientes não ser feita com a eficiência que deveria.
Plantabilidade e soja: um dos cultivos mais afetados pelo problema
Pesquisas indicam que a cultura da soja é o cenário que vem sendo mais prejudicado por conta da plantabilidade mal aplicada ou negligenciada pelos produtores.
Ao depositar as sementes a esmo durante o plantio, a planta pode crescer com deformações, como duplicidades da estrutura, falhas nas linhas (espaços onde nada cresce), entre outras deficiências.
Problemas causados durante o crescimento da planta
Acima, comentamos alguns dos problemas causados por uma semeadura feita incorretamente. Mas, os principais, são:
- desenvolvimento em portes inadequados;
- ramificações menores;
- produção afetada;
- problemas no enraizamento,
- acamamento;
- espaços falhos — perda de produtividade e maior propensão ao desenvolvimento de daninhas.
Lembrando que muitos problemas relacionados à produtividade do cultivo podem ser corrigidos ao longo do desenvolvimento, como fatores climáticos com uma boa irrigação, pragas com técnicas de combate e prevenção, entre outros.
Mas, infelizmente, problemas gerados pela má plantabilidade, geralmente, são incorrigíveis. Isso porque, depois que as plantas nascem e começam a apresentar deficiências causadas pelo seu estágio de semeadura, não há o que fazer para corrigir problemas genéticos.
Boas práticas de plantabilidade e semeadura
Para evitar que as plantas cresçam com deficiências por conta das sementes distribuídas sem um padrão correto, você precisa se atentar a:
- Utilizar o espaçamento indicado, por estudos, para cada tipo de planta/cultivo, assim como a espessura de cobertura de terra;
- Ter cuidado em dobro com semeadura através de maquinários, para que ela seja feita de forma homogênea;
- Qualidade das sementes a serem utilizadas;
- Irrigação para a fase de desenvolvimento das sementes.
Outras dicas para a produtividade do seu plantio
A plantabilidade é bem importante para uma boa produtividade ao final do cultivo. Mas, depois de garantir que essa fase inicial foi bem feita, há outras preocupações com a sua plantação.
Para isso, temos mais dicas em nosso blog e separamos algumas especiais para você:
- Planejamento de safra: como garantir a produtividade do seu plantio: Esse guia é para ajudá-lo a prever todos os custos, processos e etapas do seu cultivo;
- Mitos e verdades sobre defensivos agrícolas: para não se preocupar com pragas, daninhas e doenças;
- Como o carretel de irrigação pode ajudar na produtividade do seu plantio: para ter um sistema de irrigação de baixo custo, mas que vai garantir que sua plantação esteja protegida contra fatores climáticos, o ano inteiro.