fbpx

3 curiosidades sobre o pH da água para irrigação

pH da água para irrigação

O pH da água para irrigação, que algumas pessoas ainda acham que não é tão importante assim, é um fator que faz uma diferença considerável em qualquer processo produtivo. Aliás, como sempre gostamos de salientar aqui no blog, qualquer cuidado a mais com o seu cultivo é sempre bem-vindo! Ademais, essa preocupação com o pH deverá ser constante.

Em suma, o equilíbrio do pH do solo é um fator importante para um sistema equilibrado, pois as plantas pegam seus nutrientes através dele. Ou seja, o pH da água tem influência direta nessa questão, até porque ela possui seu próprio teor alcalino, ácido ou neutro.

Em outras palavras, os números da água podem alterar o equilíbrio do solo.

Para entender melhor essa relação entre pH da água e solo, continue lendo o nosso texto!

1 – Como o pH da água para irrigação pode equilibrar o pH do solo

Assim como o solo, o pH da água para irrigação é determinante para a nutrição da plantação. Aliás, há vários métodos em que a própria água serve como meio de corrigir o pH do solo. Até porque a lógica é bem simples: em um solo alcalino, a água deve ser mais ácida e vice-versa.

Além disso, é uma forma do tratamento de equilíbrio de pH ser, significativamente, mais barato e menos nocivo ao solo, o que torna-se uma opção viável e interessante para a maioria dos agricultores.

Esse método pode ser realizado de duas maneiras: por irrigação simples ou através de fertirrigação. Veja:

2 – Qual tipo de irrigação é utilizada para a aplicação do método

O sistema indicado para esse tipo de aplicação é o de fertirrigação. Em suma, é uma técnica de adubação, onde se mistura o fertilizante à água para realizar a nutrição do solo e levar mais qualidade ao cultivo, assim como aumentar a produtividade.

Entretanto, o mais interessante é que além do adubo, a fertirrigação também serve para a aplicação de inseticidas, herbicidas e, claro, produtos para equilibrar a alcalinidade do solo da lavoura.

3 – Qual sistema é mais adequado para realizar a fertirrigação

Se você busca fazer a equalização de pH através da adubação orgânica, o carretel de fertirrigação da IRRIGAT é uma ótima opção para economizar a curto e a longo prazo no seu processo produtivo. Além de fazer a distribuição de dejetos de animais, diluídos na água da irrigação, ele também pode ser usado para a diluição de produtos químicos na água, como adubos, pesticidas e, claro, os niveladores de parâmetros da água, como o pH.

Além disso, o sistema de fertirrigação através do carretel irrigador é ideal para pequenos e médios produtores, já que dispensa obras para sua instalação, deixa a terra livre de tubulações e seu manejo é muito fácil e prático, qualquer um pode aprender em poucas horas. Além disso, seu investimento inicial se paga em poucas safras, já que ele também aumenta a produtividade e qualidade das suas produções agrícolas.

👉 Conheça mais sobre essa opção, aqui!

Conclusão sobre o pH da água para irrigação

O pH da água para irrigação pode parecer um cuidado não tão importante, mas a verdade é que qualquer detalhe que você possa ajustar para melhorar a qualidade da sua plantação, também é uma forma de aumentar a produtividade de suas culturas.

Assim como outras dicas que sempre comentamos aqui no blog, como o monitoramento de umidade e pH do solo, que é um grande diferencial em todas as fases da planta, mas, principalmente, em seu estágio inicial, onde ocorre o desenvolvimento das raízes.

Se você quer continuar acompanhando dicas como essa, visite nosso blog semanalmente, pois trazemos dois posts novos sempre!


Fonte das informações: Ciclo Vivo.