Muitos produtores rurais não sabem quanto custa sua produção agrícola. Mesmo que se tenha uma noção do quanto se gasta e do quanto se recebe, determinar o custo real exige uma análise um pouco mais detalhada.
No post de hoje, vamos explicar por que encontrar esse valor é importante para seu negócio e como calcular seu custo de produção agrícola.
O que é o custo de produção agrícola?
O custo de produção agrícola é o valor total despendido com todas as atividades e produtos necessários à produção. Isso inclui os custos ligados à mão-de-obra, sistema de irrigação, insumos, fertilizantes, defensivos, implementos agrícolas, combustível, entre outros.
Qual a importância de saber os valores corretos?
Saber o real custo de produção agrícola é fundamental para que você possa ter melhor controle sobre as finanças do seu negócio e tomar decisões bem embasadas.
Por exemplo, como definir o valor de venda de seus produtos e estimar o lucro? Isso só é possível se você souber quais são os gastos em valores corretos.
Com esses dados bem claros, você também consegue ter uma melhor percepção sobre onde está gastando mais e quais são as áreas da produção que precisam de mais atenção, melhorando os processos em geral.
→ Veja como obter 4 lucros com IRRIGAT na sua propriedade!
Como fazer os registros para o cálculo?
O primeiro passo para você poder calcular o custo de produção agrícola é registrar todos os gastos, seja em um caderno ou em uma planilha no Excel. É importante que esses dados fiquem bem guardados em um local físico seguro ou salvos na nuvem (computador).
Esse hábito vai facilitar o trabalho, já que, na hora do cálculo, todos os dados estarão compilados em um só lugar.
Mas, é importante ter atenção à maneira como você registra as informações. Por exemplo, se você aplica soluções químicas para defensivo agrícola, deve anotar apenas a quantidade de produto utilizada, e não o volume total aplicado (que conta outras substâncias que, por vezes, são usadas junto, como a própria água).
A água acrescentada na mistura deve ser contabilizada no total de água utilizada em toda a produção.
→ Percebeu que há desperdício? Leia nosso conteúdo que explica como o consumo de água na agricultura pode ser menor e mais efetivo.
Outra informação importante para começar o cálculo é saber o tamanho total da sua área de produção. Isso serve para você multiplicar o valor da dose de defensivo pelo número de hectares onde o produto foi aplicado, por exemplo.
Nos resultados do cálculo, é útil que você saiba o custo de produção agrícola por talhão.
Quais produtos devo considerar no cálculo?
Toda produção agrícola envolve a compra e a manutenção de uma grande variedade de produtos, então é importante separá-los e categorizá-los de forma organizada. Por exemplo:
- Sementes: registrar a quantidade de sementes utilizadas e a quantidade planejada a se comprar.
- Fertilizantes: registrar a quantidade média de fertilizantes utilizados para que não haja desperdício ou falta de produto.
- Defensivos: registrar as aplicações de defensivos para prever as próximas compras.
- Máquinas: registrar os custos de aquisição de máquinas e implementos agrícolas novos, assim como gastos com combustível, insumos, consertos e manutenção.
Tendo os registros categorizados dessa forma, de acordo com o tipo de produto, você pode fazer uma análise mais clara sobre o impacto de cada gasto no seu orçamento e fazer decisões sobre cortes e investimentos.
Conclusão
Toda compra e todo gasto na sua produção agrícola deve ser planejado e orçado antecipadamente para que se possa ter um controle efetivo das finanças.
Ao fim do cálculo que aponta os valores reais do custo de produção agrícola mensalmente, é importante fazer a comparação entre o custo orçado e o custo realizado para planejar ajustes nos próximos orçamentos.
Todo esse processo que detalhamos é extremamente importante para que você possa gerir bem e ter sucesso no seu negócio rural. Por isso, nunca deixe calcular seu custo de produção agrícola e ficar atento às oportunidades de economia!
Leia também: Por que a agricultura irrigada é a chave para aumentar produtividade e gastar menos?