A criação de gado é um trabalho bastante lucrativo e pode garantir bons incrementos financeiros na vida de um agrônomo ou empreendedor.
Como qualquer nova iniciativa, porém, é preciso organização e planejamento. Se você sonha em empreender nesta área e ter sucesso, nós trouxemos algumas dicas para você começar a sua criação de gado com o pé direito. Confira abaixo!
1 – O espaço
Não há um tamanho mínimo para o tamanho da área de criação ou para a quantidade de cabeças para que se possa ter certeza que o negócio será lucrativo. Na verdade, a produtividade e lucratividade do gado depende muito mais da fertilidade do solo, o acompanhamento do clima, as fases da produção, localização da propriedade, etc.
Esses fatores, nós trouxemos mais detalhados nos itens a seguir, para que você crie uma boa noção do todo necessário.
2 – Invista em estrutura
A dica, para o ponto de partida, é que pelo menos se tenha moradia e curral para os animais. Todo investimento é alto, mas se você quiser começar da forma ideal, vale a pena adquirir bebedouros em cada divisão do pasto, cochos para cada tipo de suplemento e curral para vacinação dos animais.
Mas não se preocupe se não puder deixar tudo completo desde o início: a estrutura vai melhorando ao longo do tempo!
3 – Entenda a criação do gado
Em primeiro lugar, quando se trata da criação, é preciso definir a raça do gado de corte, já que a escolha faz diferença na qualidade da carne. Além disso, não deixe de avaliar a saúde do animal e invista em criações com boas referências no mercado. Algumas opções são:
- Simental;
- Red Poll;
- Angus Hereford;
- Galloway;
- Shorthorn.
Fases principais de criação
É importante também entender que o gado de corte possui três fases. Veja a seguir:
- Criação: onde se preocupa com as questões de reprodução;
- Recria: a partir do desmame do bezerro, o foco é o crescimento com saúde;
- Engorda: onde se direciona a alimentação para o ganho de peso;
Forma de manejo
Também vale a pena já pensar, no início, qual será a forma de manejo escolhida para alimentar os animais:
- Pecuária extensiva: o gado é criado solto no pasto, com alimentação mais natural;
- Confinamento: os animais são criados em pequenos espaços, com alimentação em forma de ração.
4 – Adote a fertirrigação
A fertirrigação é uma forma útil de aproveitar os dejetos dos animais como recursos para os nutrientes do solo e ainda irrigar o pasto para ter alimento o ano inteiro. É uma forma moderna, sustentável e econômica para quem quer garantir qualidade na sua criação e no seu campo. Confira mais motivos para adotar a fertirrigação!
Com o Ecoirrigat você tem uma boa irrigação, assim como a adubação correta, fatores essenciais para uma produção de qualidade, nosso sistema de fertirrigação distribui água e fertilizante na mesma aplicação, aumentando a produtividade e gerando economia de dinheiro, material e mão de obra.
Agora você já sabe os primeiros pontos essenciais para começar a sua criação de gado. Desejamos sucesso no seu novo empreendimento! Boa sorte e conte conosco.