Como escolher o carretel de irrigação ideal para sua propriedade: 5 perguntas antes da compra

CARRETEL DE IRRIGACAO

Escolher o carretel de irrigação ideal é uma decisão estratégica que impacta diretamente na produtividade e no rendimento da lavoura. Com tantos modelos disponíveis no mercado, é comum surgirem dúvidas na hora da compra. Para ajudar nesse processo, listamos cinco perguntas que muitos produtores fazem antes de investir em um carretel de irrigação.

1. De onde vem a água que preciso para irrigar?

Antes mesmo de escolher o carretel de irrigação, é essencial planejar de onde e como a água será captada. A fonte de água determina o volume disponível, a vazão, a qualidade e até o tipo de motobomba necessário. As principais opções no meio rural incluem:

  • Rios e córregos: exigem outorga e cuidados com filtragem;
  • Poços artesianos: fornecem água de forma constante, mas exigem análise de vazão e profundidade;
  • Represas e açudes: ideais para armazenar água da chuva e usar nos períodos secos;
  • Captação pluvial: alternativa sustentável, ideal para complementar outras fontes.

2. Qual o melhor equipamento para o tamanho da minha área?

A extensão da área influencia diretamente o modelo do carretel de irrigação a ser escolhido. O Irrigat é recomendado para produtores com áreas de até 12 hectares. Ele possui uma mangueira de 120 metros, com alcance médio de 26 metros para cada lado. A vazão média é de 18.200 litros por hora, com tempo de recolhimento regulável: de 2,5 h (chuva de 7,5 mm) até 12h (chuva de 36 mm).

Já o Irrigatinho é recomendado para áreas de até 5 hectares, ele tem a mangueira de 80 metros, com recolhimento automático. Ideal para áreas menores, culturas diversificadas e terrenos irregulares. Tem uma vazão de 11.800 litros por hora, faz uma faixa irrigada de 0,35 hectares, você consegue regular a velocidade de recolhimento de 1,5 a 8 horas, aplicando uma lâmina nessa faixa de 5 a 26 mm.

3. Preciso de qual tipo de motobomba?

Todos os carretéis da Irrigat são compatíveis com: motobombas elétricas, a diesel e tratorizadas.

4. Qual a mobilidade e praticidade do equipamento?

A rotina no campo pede agilidade. Se a propriedade possui terreno irregular, talhões distantes ou diferentes culturas, a mobilidade do carretel é essencial.
Modelos com recolhimento automático como o Irrigatinho, Irrigat ou o EcoIrrigat, facilitam muito o manejo. Além disso, são versáteis e reduzem o tempo e o esforço do produtor na operação diária.

5. Além da água, posso fertirrigar?

Com o Ecoirrigat você tem uma boa irrigação, assim como a adubação correta, fatores essenciais para uma produção de qualidade, nosso sistema de fertirrigação distribui água e fertilizante na mesma aplicação, aumentando a produtividade e gerando economia de dinheiro, material e mão de obra.

O equipamento é composto por um carretel enrolador, carro aspersor e um aspersor. Para o funcionamento, é necessário incluir também uma motobomba, tubulação adutora e conexões. Ele tem vazão de 18.200 litros/hora, o que garante a distribuição por toda extensão do plantio por igual. Além disso, é possível adubar e irrigar a plantação ao mesmo tempo em apenas 45 minutos para uma faixa de 0,7 hectares.

Se ainda restarem dúvidas

Se ainda restam dúvidas quanto ao funcionamento ou eficiência dos nossos carretéis, conte com quem entende do assunto. A Irrigat oferece suporte técnico para ajudar você a escolher o modelo ideal, considerando o tipo de cultura, área irrigada, fonte de água e necessidade de manejo. Fale com a nossa equipe e solicite um orçamento personalizado.

Leia também em nosso blog:

Banner Blog 720x180 3