A tubulação para irrigação é uma das partes essenciais para garantir o bom funcionamento do sistema como um todo. Por isso, é comum que existam algumas dúvidas em relação a esse assunto, então, reunimos as principais dicas que ajudarão você a escolher a tubulação correta e ter bons resultados!
Materiais de tubulação para irrigação
Em primeiro lugar, você precisa escolher o material que vai ser usado para a tubulação. Existem diversas opções, mas as mais conhecidas são:
- ferro;
- alumínio;
- PVC;
- polietileno.
Tamanho da tubulação para irrigação
O tamanho é outro fator super importante, mas na verdade é bastante variável. Isso porque depende muito da necessidade do sistema de irrigação que você escolheu. Na maioria dos casos, pode variar entre duas e doze polegadas.
No caso do Carretel de Irrigação da IRRIGAT, os tubos são de 2, 3 ou 4 polegadas, dependendo do modelo de carretel e do projeto do sistema de irrigação.
Para que você tenha uma média, vale a pena entender a seguinte tabela:
Polegadas do tubo | Vazão por hora |
1” | Até 3.000 litros |
2” | Até 14.000 litros |
3” | Até 32.000 litros |
4” | Até 57.000 litros |
Uma dica é: aumentar o tamanho do tubo, mesmo que ele já esteja comportando a vazão, é uma estratégia para reduzir a perda de carga na tubulação. Dessa forma, é possível usar uma motobomba menor.
Classe de pressão de tubulação para irrigação
No mercado da irrigação, os tubos são divididos pela sua classe de pressão. É uma nomenclatura que previne que os tubos quebrem por não aguentar determinada pressão de água. Por isso é importante prestar atenção neste detalhe!
Sendo assim, as classes de pressão mais conhecidas são PN40, PN60, PN80 e PN125.
Tipos de engate de tubulação para irrigação
O engate é o que vai conectar um tubo no outro de maneira segura, evitando que os tubos se soltem e aconteça algum desperdício de água. Nós costumamos indicar o engate sela para as tubulações de PVC, porque são mais práticas e confiáveis.
Mas, você também pode optar por engate com sistema rosqueável ou engate soldável. Ou seja, no caso do engate soldável, é necessário enterrá-lo e tomar os cuidados de instalação para evitar ter que abri-lo novamente.
Viu só como não é um bicho de sete cabeças? O segredo é seguir cada etapa da construção da tubulação, tomando as decisões certas e sem apressar nenhuma parte do processo.
Então, escolha seu sistema de irrigação com cuidado, invista na tubulação e não esqueça que esses são investimentos a longo prazo, que gerarão muitos resultados para a sua plantação.
Enfim, leia também Como escolher a bomba de irrigação e conte com a IRRIGAT!
Vantagens da irrigação na lavoura
- Maior produtividade: A irrigação controlada garante que as plantas recebam a quantidade ideal de água, resultando em maior crescimento e rendimento das culturas.
- Redução do risco de seca: A irrigação ajuda a mitigar os efeitos das secas, garantindo que as plantas continuem a crescer mesmo em períodos de pouca chuva.
- Uso eficiente de recursos hídricos: Sistemas modernos de irrigação podem minimizar o desperdício de água, aplicando-a diretamente onde é necessária, o que ajuda a conservar os recursos hídricos.
- Controle de pragas e doenças: A irrigação adequada pode ajudar a reduzir o estresse hídrico nas plantas, tornando-as menos suscetíveis a pragas e doenças.
- Programação de cultivos: Com a irrigação, os agricultores têm mais controle sobre o cronograma de plantio e colheita, podendo adaptá-lo às condições climáticas locais.
- Maior qualidade dos produtos: A irrigação adequada pode resultar em culturas de maior qualidade, com melhor sabor, textura e valor nutricional.